Com a crise na economia brasileira e o aumento do desemprego, muitos empresários se questionam sobre a sustentabilidade de seus negócios em 2017. Pensando nisso, preparamos um artigo para dar dicas e ferramentas que estão em alta no mercado para ajuda na sua gestão empresarial com orientações práticas para alavancar seus negócios e fazer de 2017 um ano mais promissor e lucrativo.

Quer saber como sair na frente da concorrência, melhorando a performance organizacional por meio da gestão empresarial? Acompanhe este post e esteja preparado para encarar este novo ano!

1. Identifique as necessidades de sua empresa

Se tempo é dinheiro, informação é ouro! Por isso, saiba trabalhar com os dados e informações de seus relatórios, identificando as necessidades mais notórias e relevantes de sua empresa. Não existe uma fórmula mágica de sucesso que atenda todas as empresas. É preciso entender em qual estágio sua empresa está e quais as prioridades dela!

Foque no que traga valor e contribua para o crescimento e competitividade da marca perante o mercado. Tenha em mãos dados financeiros, retornos de marketing e gastos operacionais para saber em quais setores deverão ser investidos seus principais recursos.

2. Conheça os seus clientes

Para trazer melhores produtos e serviços em 2017, é preciso entender a fundo seu público-alvo. Busque pesquisas de mercado direcionadas para o seu segmento, converse individualmente com seus clientes, promova encontros para debates sobre as tendências e as necessidades do mercado.

Uma fonte altamente rica de informações dos seus clientes pode ser encontrada na sua central de relacionamento com clientes, ou SAC. Os clientes mantém diariamente um alto volume de interações por diversos canais de atendimento e nele deixam informações ricas sobre seus desejos e necessidades. Procure o gestor da sua operação para pegar estas informações!

Dica: descreva o perfil dos seus clientes em personas. Esse exercício vai ajudar todas as áreas da sua empresa. Você pode utilizar inclusive a ferramenta Gerador de Personas, criado pela Resultados Digitais e Rock Content.

3. Defina as metas de curto, médio e longo prazos

Com clareza das necessidades de sua empresa, seus resultados financeiros de outros anos e sabendo quais serão seus objetivos para 2017, você terá meios de implementar metas para poder monitorar melhor seu planejamento de gestão empresarial.

As metas serão as trilhas para alcançar os propósitos de seu negócio. Por meio da definição desses objetivos há maiores chances de acompanhar os resultados sem perder o foco no que realmente importa.

Pense em automação de processos. A tecnologia é hoje o grande aliados de todas as empresa na busca pela redução de custos, sem queda no nível de qualidade dos serviços.

Para gestão de processos, sugerimos duas ferramentas muito ineteressantes: Pipefy e Trello. Neles você consegue fazer uma gestão de processos bastante clara e prática em praticamente todos os departamentos da sua empresa.

4. Acompanhe o seu desempenho de vendas

Com o mercado ainda em crise, é imprescindível que o controle e acompanhamento da sua equipe comercial seja feito com certa precaução.

Para isso, temos diversas ferramentas interessantes no mercado: Pipedrive e Agendor são ótimos softwares para gestão de vendas.

Além das vendas, você precisa gerar leads. Para isso o RD Station é um software fantástico e irá ser fundamental em uma estratégia de inbound marketing. Para prospecção ativa de clientes potenciais, recomendamos a ExactSales.

5. Gerencie o tempo de sua equipe

Para alcançar melhores resultados com sua equipe, você deverá acompanhar de perto as atividades de seus colaboradores, oferecendo sempre que possível feedback, por meio das avaliações de desempenho acerca da produtividade e do gerenciamento de tempo de cada um.

O mercado tem hoje ferramentas bem dinâmicas, intuitivas e até gratuitas para lhe ajudar na gestão do tempo e auxiliar  o trabalho em equipe. Algumas referências são: Asana, RunRunit e Neotriad.

6. Invista em comunicação

É cada vez mais necessário envolver e engajar as pessoas nos processos de decisão e mudança. Trabalhando a comunicação, seus colaboradores se sentirão mais valorizados e empenhados para contribuir com o plano estratégico da empresa. Além disso, haverá diminuição de conversas paralelas e sem fundamento que possam comprometer o clima organizacional.

Uma ferramenta de mercado bastante utilizada hoje em dia é o Slack. Nele fica fácil dos colaboradores interagirem, inclusive através de smartphones, além de estar integrado a diversas outras ferramentas.

7. Pesquise novas tecnologias e inove!

Para ter maiores ganhos no planejamento há uma necessidade constante de estar atento às tendências tecnológicas do mercado e suas ferramentas.

As novas tecnologias estarão voltadas para a captura da informação, seu processamento e a interconexão de dados. Por meio dessa estrutura reforçada, as necessidades da empresa e de seus consumidores serão atendidas com muito mais dinamismo e qualidade.

Aproveite a tecnologia como uma grande aliada para seu empresa inovar! O mercado quer novas soluções, novos olhares sobre as suas necessidades. Invista em inovação! Não tenha dúvidas que ela será o alicerce do sucesso do seu negócio para os próximos anos!

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