Formação de líderes executivos

A figura e o desempenho dos líderes têm cada vez mais importância no crescimento e conquista de mercado das empresas em geral. Apostar no desenvolvimento de um profissional da equipe atual pode ajudar a perpetuar a cultura corporativa e reforçar o engajamento dos outros colaboradores.

A prática de valorizar os profissionais “de casa” pode fazer da sua empresa um lugar mais apreciado para trabalhar. Diversos consultores de mercado destacam inclusive que a vantagem de ter um líder com uma trajetória profissional conhecida, além de suas habilidades, capacidade para atingir resultados, administrar e gerir conflitos entre outros colaboradores e com os valores e a cultura da empresa bem estabelecida na sua forma de atuar.

Entretanto é preciso ter atenção, pois algumas pessoas estão mais longe do perfil esperado para assumir uma liderança. Um bom líder precisa ter aptidão para comandar, ser capaz de motivar, organizar e administrar as pessoas ao seu redor, estar altamente engajado com os objetivos e valores da empresa, e principalmente saber lidar com as pressões e os conflitos do dia a dia.

Para isso, é necessário que a liderança executiva faça alguns investimentos na capacitação e qualificação dos profissionais, tanto em assuntos técnicos da área de trabalho, como em habilidades e visão gerencial.

Além disso, um problema comum em muitas empresas é a liderança muito envolvida em problemas operacionais e com pouco tempo para desenvolver planos estratégicos de médio e longo prazo. Para que isso tenha menos impacto no seu desempenho, é preciso treinamento e acompanhamento próximo dos profissionais no seu dia a dia.

Sendo assim, podemos afirmar que a formação de líderes deve ser feita com cuidado, pensando principalmente em todas as responsabilidades e capacidades necessárias, porém pode ser uma ação que tratá motivação e engajamento para outros colaboradores, além perpetuar a cultura da empresa e ter em uma pessoa conhecida em uma posição-chave. Vale a pena pensar no assunto.

Gostou do artigo?
Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora!

(Visited 3.484 times, 1 visits today)