Tipos de contact centerCom o aumento de ofertas e da ampla competitividade entre empresas no mercado nacional, o setor de contact center evoluiu bastante, passou de um ambiente de poucos investimentos, para grandes organizações, adotando amplos serviços, diversas instalações e o uso de plataformas de alta tecnologia.

No passado, era comum que as empresas utilizassem infraestrutura própria para as vendas, marketing direto e atendimento ao consumidor. Devido à crescente concorrência e mudança qualitativa de exigências dos consumidores, as empresas optaram em terceirizar as atividades de seus contact centers, para manter o foco no seu core business e reduzir custos.

Conheça os principais serviços realizados por call centers no mercado e entenda um pouco mais sobre suas utilidades:

SAC:

É o tipo de operação responsável em fornecer informações sobre produtos e serviços, informações institucionais, reclamações e orientações aos clientes.

Televendas:

Comercializa os produtos da empresa.

Cobrança:

Essa operação é feita para cobrar e negociar dívidas dos clientes.

Suporte (Helpdesk):

Suporte técnico aos clientes, tipo de serviço característico de empresas de tecnologia e informática.

Telemarketing:

Este tipo de serviço é voltado especialmente para mensagens publicitárias, pesquisas de mercado e opinião, entre outros.

Após conhecer os serviços mais oferecidos pelos call centers, conheça os tipos de operações realizadas na parte interna:

Operação Ativa:

Também conhecida como outbound, este tipo de central entra em contato com os clientes de forma proativa. Essa operação é específica para operações de cobrança e telemarketing.

Operação Receptiva:

Central que recebe os contatos dos clientes. Comum em operações de SAC, HelpDesk e até mesmo em vendas. Também chamada de inbound.

Operação Mista ou Blended

Operação que faz e recebe contato dos clientes. Comum em operações de vendas e telemarketing.

É importante investir em todas as operações e prestar serviços qualificados, assim os clientes ficam satisfeitos, sua empresa adquire uma boa imagem no mercado, gera aumento na retenção de clientes e acaba destacando-se das demais. Pense nisso.

Para ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de gestão de call, contact center e tecnologia, acompanhe nosso blog.

*Texto publicado por:
Ana Paula Cestari

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