Com o aumento de ofertas e da ampla competitividade entre empresas no mercado nacional, o setor de contact center evoluiu bastante, passou de um ambiente de poucos investimentos, para grandes organizações, adotando amplos serviços, diversas instalações e o uso de plataformas de alta tecnologia.
No passado, era comum que as empresas utilizassem infraestrutura própria para as vendas, marketing direto e atendimento ao consumidor. Devido à crescente concorrência e mudança qualitativa de exigências dos consumidores, as empresas optaram em terceirizar as atividades de seus contact centers, para manter o foco no seu core business e reduzir custos.
Conheça os principais serviços realizados por call centers no mercado e entenda um pouco mais sobre suas utilidades:
SAC:
É o tipo de operação responsável em fornecer informações sobre produtos e serviços, informações institucionais, reclamações e orientações aos clientes.
Televendas:
Comercializa os produtos da empresa.
Cobrança:
Essa operação é feita para cobrar e negociar dívidas dos clientes.
Suporte (Helpdesk):
Suporte técnico aos clientes, tipo de serviço característico de empresas de tecnologia e informática.
Telemarketing:
Este tipo de serviço é voltado especialmente para mensagens publicitárias, pesquisas de mercado e opinião, entre outros.
Após conhecer os serviços mais oferecidos pelos call centers, conheça os tipos de operações realizadas na parte interna:
Operação Ativa:
Também conhecida como outbound, este tipo de central entra em contato com os clientes de forma proativa. Essa operação é específica para operações de cobrança e telemarketing.
Operação Receptiva:
Central que recebe os contatos dos clientes. Comum em operações de SAC, HelpDesk e até mesmo em vendas. Também chamada de inbound.
Operação Mista ou Blended
Operação que faz e recebe contato dos clientes. Comum em operações de vendas e telemarketing.
É importante investir em todas as operações e prestar serviços qualificados, assim os clientes ficam satisfeitos, sua empresa adquire uma boa imagem no mercado, gera aumento na retenção de clientes e acaba destacando-se das demais. Pense nisso.
Para ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de gestão de call, contact center e tecnologia, acompanhe nosso blog.
*Texto publicado por:
Ana Paula Cestari
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