O poder das redes sociais é inquestionável. As últimas pesquisas indicam que só o Facebook já tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Só no Brasil são mais de 46 milhões de pessoas cadastradas. Isso sem falar no Twitter (35 milhões de usuários no Brasil), LinkedIn (100 milhões de usuários no mundo), Foursquare (20 milhões de usuários), entre outras.

Esse números só indicam o quanto as pessoas estão conectadas e como a transmissão das informações é facilitada num ambiente como este.

Claro, o poder das redes sociais pode se tornar uma grande oportunidade ou uma grande ameça para o seu negócio. Sua empresa precisa de uma estratégia consistente para trabalhar nessas midias, afinal, a reputação da sua marca está em jogo (você querendo ou não).

O Blog da DDS coloca agora pra você algumas dicas básicas, essenciais para iniciar uma atividade nas redes sociais (facebook, twitter, foursquare, pinterest, etc)

Defina em quais plataformas você atuará

São dezenas de redes sociais disponíveis no momento. Você precisar estudar em quais delas o seu público realmente está. Se você entrar em muitas, pode acabar dando um tiro no pé, uma vez que a demanda pela geração de conteúdo será constante. Você precisará dedicar muito tempo para suas atualizações e a chance de perder em qualidade é grande.

A sugestão é que você vá por etapas, escolha uma ou duas redes e entenda realmente como é a dinâmica posts, comentários, de participação dos usuários, entenda a linguagem que é usada etc.

Ouça

Agora que já foi definido em quais midias entrar, fique muito atento ao que seus consumidores estão falando sobre a sua marca!

Algumas ferramentas grátis poderão de ajudar no início como Google Alerts, SocialMention, Search.Twitter.

Com uma atuação mais ampliada você precisará de ferramentas profissionais e integradas, muitas vezes, com a sua central de atendimento ao cliente.

Já estão disponíveis no mercado algumas ferramentas que possibilitam que você tenha uma fila universal de atendimento, incluindo redes sociais, ou ainda que você direcione alguma interação dessas mídias a um grupo diferenciado de atendentes.

O fato é que sua empresa precisa ter uma estratégia de atendimento a estas interações. Algumas peculiaridades destas redes precisam ser estudadas.

Interaja com os clientes

Não deixe seus clientes ou prospects falando sozinho. Esteja preparado para feedbacks negativos e desenvolva técnicas de atuação em casos de crises. Prepare-se também para explorar ao máximo os comentários positivos! Você pode alavancar muitos negócios com depoimentos legais dos seus produtos.

Você pode surpreender com a reação dos seus clientes quando interagir com algum post deles! Aproveite essa oportunidade!

Você pode ganhar muitos pontos com seus consumidores se estiver atento e souber como participar da rede a seu favor.

De novo: você pode integrar este canal de comunicação com a estrutura que você já possui de atendimento ao cliente, isto é, seu call ou contact center. Esta inclusive é uma das principais tendências do mercado. Fique ligado!

Integre os perfis com a comunicação geral da empresa

Vai lançar algum evento? Tem uma nova peça de publicidade? Compartilhe!

Você precisar trabalhar o conteúdo de comunicação offline nas redes sociais!

Claro, provavelmente você precisará adaptar algumas coisas, porém com a interatividade dos usuários, sua comunicação pode ter um alcance muito maior.

O mesmo vale para o caminho inverso; se está com alguma campanha no facebook, twitter ou alguma outra rede, amplie para os meios offline e a repercussão será muito maior!

Agradeça a participação dos usuário

Seja educado e agradeça a participação dos usuários nas suas campanhas ou pesquisas. Quem não gosta de ser reconhecido? Seu cliente também com certeza irá lembrar positivamente da sua marca se você souber tratá-lo de forma adequada.

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