A terceirização de TI e sua efetiva implantação traz ganhos para a organização, em aspectos externos e internos, relacionados à macro e à microeconomia, quanto à competitividade, custos e desempenho operacional e tecnológico.

Vantagens esperadas com a terceirização de TI

Fatores Externos

  • a criação de novas empresas e mais arrecadações fiscais;
  • o enxugamento de grandes organizações ineficientes, principalmente públicas;
  • a geração de emprego e distribuição de renda;
  • a transferência de tecnologia interfirma, aumentando a eficiência global.

Fatores Internos

Em relação à competitividade organizacional:

  • a agilidade no processo decisório, devido à simplificação da estrutura organizacional;
  • o aumento nos lucros, devido ao aumento de eficiência (redução de custos);
  • o estabelecimento de parcerias e diminuição da burocracia;
  • a flexibilidade econômica e adaptabilidade a mudanças, devido à redução de custos fixos;
  • a focalização com ganho de especialização e de eficácia, concentrando-se naquilo que a empresa faz de melhor (core-competence);
  • melhoria da administração do tempo da empresa;

Em relação ao custo:

  • o corte no excesso de pessoal e na ociosidade sob baixa demanda;
  • a diminuição de reclamações trabalhistas;
  • o ganho e reaproveitamento do espaço físico ou em disponibilidade;
  • a pulverização da ação sindical ao reduzir sua base de representação e seu poder político e econômico;
  • a racionalização das compras e redução nos estoques com diminuição dos desperdícios;
  • a transformação do custo fixo em variável, com manutenção do faturamento e diminuição do imobilizado.

Em relação ao desempenho em TI:

  • a objetividade e definição das prioridades em TI;
  • a elevação do nível de serviços em TI, com aumento de satisfação do usuário/cliente;
  • a facilidade de implantar outros sistemas sem prévio desenvolvimento;
  • a flexibilização técnica e adaptabilidade a mudanças;
  • a objetividade de análise custo x benefício em novos projetos de TI;
  • maior possibilidade de controle sobre especificações técnicas, prazo, preço, qualidade, volume da produção, etc. devido à visibilidade contratual e financeira;
  • a previsibilidade de gastos (custo x investimento) em TI, com ou sem diminuição;
  • a transferência da responsabilidade pela operação dos sistemas.

Riscos da terceirização de TI

Os grandes benefícios viabilizados pela informática surgem da transformação do negócio, que nem sempre é realizada através da terceirização. Portanto, existem limites para os retornos que podem vir de investimentos em terceirização e prestação de serviços. Michael Earl, auto de “Deve-se Terceirizar a Informática?”, aponta os seguintes riscos da terceirização do desenvolvimento de sistemas:

  • Gerenciamento Vulnerável: A causa da má qualidade dos serviços e de altos custos pode ser um problema de gerenciamento inadequado.
  • Funcionários Inexperientes: Uma das vantagens da terceirização é a de que as empresas contratadas têm empregados mais experientes, no entanto, as contratadas podem ter empregados inadequados às atividades que devem exercer.
  • Incerteza Empresarial: A incerteza dos negócios futuros pode comprometer a empresa se os contratos de terceirização não forem flexíveis.
  • Desatualização Tecnológica: Os prestadores de serviços podem não se atualizar continuamente, ou já iniciar suas atividades com defasagem tecnológica.
  • Incerteza Endêmica: A incerteza é uma constante no desenvolvimento da TI, uma vez que os usuários não conhecem bem ou não sabem expressar suas necessidades, as novas tecnologias apresentam riscos, as necessidades são mutáveis, etc.
  • Custos Ocultos: Os custos de implementação de um projeto de terceirização, tais como: deslocamentos de profissionais, estadias e gerenciamento do projeto, devem ser previstos para não se correr o risco de inviabilizá-lo.
  • Falta de Vivência Organizacional: É necessário conhecimento e vivência dentro da organização para identificar a necessidade de buscar uma nova tecnologia no mercado.
  • Perda de Capacidade Inovadora: A transferência para terceiros da responsabilidade pela TI pode levar à perda de capacidade de inovação e modernização dos processos.
  • Indivisibilidade Tecnológica: O grau de interdependência na área da TI pode acarretar complicações, se só forem terceirizadas algumas áreas de TI.
  • Foco Confuso: A terceirização só garante o funcionamento da TI, em termos de operação, desenvolvimento, serviços e treinamento de informática, mas não é comprometida com desafios inerentes à estratégia da empresa.

*Texto enviado por Eduardo Heitor, colaborador DDS

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