A terceirização de TI e sua efetiva implantação traz ganhos para a organização, em aspectos externos e internos, relacionados à macro e à microeconomia, quanto à competitividade, custos e desempenho operacional e tecnológico.
Vantagens esperadas com a terceirização de TI
Fatores Externos
- a criação de novas empresas e mais arrecadações fiscais;
- o enxugamento de grandes organizações ineficientes, principalmente públicas;
- a geração de emprego e distribuição de renda;
- a transferência de tecnologia interfirma, aumentando a eficiência global.
Fatores Internos
Em relação à competitividade organizacional:
- a agilidade no processo decisório, devido à simplificação da estrutura organizacional;
- o aumento nos lucros, devido ao aumento de eficiência (redução de custos);
- o estabelecimento de parcerias e diminuição da burocracia;
- a flexibilidade econômica e adaptabilidade a mudanças, devido à redução de custos fixos;
- a focalização com ganho de especialização e de eficácia, concentrando-se naquilo que a empresa faz de melhor (core-competence);
- melhoria da administração do tempo da empresa;
Em relação ao custo:
- o corte no excesso de pessoal e na ociosidade sob baixa demanda;
- a diminuição de reclamações trabalhistas;
- o ganho e reaproveitamento do espaço físico ou em disponibilidade;
- a pulverização da ação sindical ao reduzir sua base de representação e seu poder político e econômico;
- a racionalização das compras e redução nos estoques com diminuição dos desperdícios;
- a transformação do custo fixo em variável, com manutenção do faturamento e diminuição do imobilizado.
Em relação ao desempenho em TI:
- a objetividade e definição das prioridades em TI;
- a elevação do nível de serviços em TI, com aumento de satisfação do usuário/cliente;
- a facilidade de implantar outros sistemas sem prévio desenvolvimento;
- a flexibilização técnica e adaptabilidade a mudanças;
- a objetividade de análise custo x benefício em novos projetos de TI;
- maior possibilidade de controle sobre especificações técnicas, prazo, preço, qualidade, volume da produção, etc. devido à visibilidade contratual e financeira;
- a previsibilidade de gastos (custo x investimento) em TI, com ou sem diminuição;
- a transferência da responsabilidade pela operação dos sistemas.
Riscos da terceirização de TI
Os grandes benefícios viabilizados pela informática surgem da transformação do negócio, que nem sempre é realizada através da terceirização. Portanto, existem limites para os retornos que podem vir de investimentos em terceirização e prestação de serviços. Michael Earl, auto de “Deve-se Terceirizar a Informática?”, aponta os seguintes riscos da terceirização do desenvolvimento de sistemas:
- Gerenciamento Vulnerável: A causa da má qualidade dos serviços e de altos custos pode ser um problema de gerenciamento inadequado.
- Funcionários Inexperientes: Uma das vantagens da terceirização é a de que as empresas contratadas têm empregados mais experientes, no entanto, as contratadas podem ter empregados inadequados às atividades que devem exercer.
- Incerteza Empresarial: A incerteza dos negócios futuros pode comprometer a empresa se os contratos de terceirização não forem flexíveis.
- Desatualização Tecnológica: Os prestadores de serviços podem não se atualizar continuamente, ou já iniciar suas atividades com defasagem tecnológica.
- Incerteza Endêmica: A incerteza é uma constante no desenvolvimento da TI, uma vez que os usuários não conhecem bem ou não sabem expressar suas necessidades, as novas tecnologias apresentam riscos, as necessidades são mutáveis, etc.
- Custos Ocultos: Os custos de implementação de um projeto de terceirização, tais como: deslocamentos de profissionais, estadias e gerenciamento do projeto, devem ser previstos para não se correr o risco de inviabilizá-lo.
- Falta de Vivência Organizacional: É necessário conhecimento e vivência dentro da organização para identificar a necessidade de buscar uma nova tecnologia no mercado.
- Perda de Capacidade Inovadora: A transferência para terceiros da responsabilidade pela TI pode levar à perda de capacidade de inovação e modernização dos processos.
- Indivisibilidade Tecnológica: O grau de interdependência na área da TI pode acarretar complicações, se só forem terceirizadas algumas áreas de TI.
- Foco Confuso: A terceirização só garante o funcionamento da TI, em termos de operação, desenvolvimento, serviços e treinamento de informática, mas não é comprometida com desafios inerentes à estratégia da empresa.
*Texto enviado por Eduardo Heitor, colaborador DDS
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