Ainda hoje, o sistema telefônico mais utilizado no mercado nacional é o sistema de telefonia convencional, isto é, pela Rede de Telefonia Pública Comutada (RTPC). Porém este cenário vem sofrendo fortes alterações nos últimos anos, com a chega da telefonia IP e seus benefícios.

Antes de começarmos, o que é telefonia IP?

A telefonia IP, ou VoIP, é um conjunto de tecnologias que usa a internet ou redes privadas para efetivar a comunicação de voz. Ela funciona através da rede de dados para a transmissão de sinais de voz em tempo real em forma de pacotes de dados.

A telefonia IP pode ser utilizada através de aparelhos de telefone IP, ou aparelhos convencionais com adaptadores IP ou ainda através de computadores, laptops e celulares com programas especiais para isso.

E quais são os benefícios da telefonia IP para a minha empresa?

A telefonia IP pode trazer diversas vantagens para o mercado corporativo. Vejamos algumas abaixo:

  • Redução de custos

Com as ligações saindo pela rede de dados da empresa, economiza-se bastante dinheiro com a conta telefônica. Várias localidades podem se falar sem custo, isto é, se uma filial em São Paulo precisa falar com a filial na Europa, com a telefonia IP esta ligação pode ser feita sem custo.

  • Aplicações

Um dos grandes benefícios da telefonia IP são as aplicações e integração entre voz e dados. Por exemplo, as mensagens do correio de voz podem ser encaminhadas para a caixa de email das pessoas, estas também podem ser avisadas das mensagens por SMS, entre outras aplicações. Além disso é possível a interligação com outras informações da rede como banco de dados de notícias, informações climáticas, informações de crédito, entre outras, tudo através de um aparelho de telefone, aparentemente convencional.

  • Qualidade de voz

Dentro de uma rede privada com garantia de serviço (QoS) não existem atrasos que comprometam a qualidade de uma ligação, independente se você está falando de um aparelho de telefone, pelo computador ou pelo aplicativo do smartphone.

  • Mobilidade e aumento de produtividade

A telefonia IP, utilizando a internet banda larga como meio de comunicação, pode ativar um ramal em qualquer lugar do mundo, exatamente como se estivéssemos trabalhando em nosso escritório, enviando e recebendo ligações. Isto é altamente interessante para empresas com diversas localidades.

  • Convergência

Com o avanço tecnológico, facilidade de acesso a bandas largas de internet, ficamos cada vez mais próximos da convergência de voz e vídeo, isto é, podemos fazer videoconferências com maior facilidade e através de vários dispositivos e com a acesso a imagem, a comunicação ganha muita riqueza de detalhes e de informações.

Estes são alguns dos benefícios que a telefonia IP pode proporcionar às empresas. Nos EUA esta tecnologia já é mais utilizada que a telefonia convencional e esta tendência está próxima de ocorrer aqui no Brasil com o maior número de empresas voltando suas atenções a isto.

Sua empresa já possui telefonia IP?

*Texto publicado por:
Felipe Rampinelli

cta-horizontal

Fique conectado com o Blog da DDS, assine nossa Newsletter!

(Visited 908 times, 2 visits today)