Já é de conhecimento do mercado que a telefonia IP veio para ficar. Em alguns países como os Estados Unidos a grande maioria da telefonia corporativa já trafega junto aos dados na rede, porém no Brasil esta tecnologia ainda é minoria, apesar da grande tendência de crescimento para os próximos anos.

Mas o que sua empresa precisa fazer para sair da telefonia TDM para a telefonia IP?

  • Rede com QoS (Quality of Service)

A rede com QoS é fundamental para garantir a qualidade das ligações que trafegam na rede. Ela vai, basicamente, garantir que os pacotes de dados e de voz trafeguem separadamente.

Isso influencia diretamente na qualidade das ligações, pois enquanto os pacotes de dados podem aguardar, caso a rede esteja com uma demanda alta, os pacotes de voz precisam ‘fluir’, se não as ligações vão ficar picotadas ou com períodos sem contato.

Quando houver mais de uma localidade, por exemplo, se sua empresa tem escritórios em outras cidades ou até mesmo em outros país, será necessário um link MPLS para garantir a qualidade de voz.

Além do QoS é preciso que a parte de cabeamento estruturado esteja adequada com CAT 5e.

  • Rede com POE (Power over Ethernet)

A rede POE permite que você tenha a energia passando pela sua rede, com isso, além de você não precisar de dois pontos em cada mesa de trabalho, você acaba economizando dinheiro com fontes e cabos de força para os aparelhos.

Para saber os benefícios da Telefonia IP para a sua empresa, leia o post no link.

cta-horizontal

Fique conectado com o Blog da DDS, assine nossa Newsletter!

(Visited 843 times, 1 visits today)