A importancia do cabeamento estruturado para sua empresa

Investir em tecnologia é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Cada dia que passa isso é cada vez mais evidente, não é mesmo? Não que a tecnologia garanta o sucesso de uma empresa, mas imagine um único dia sem internet ou telefone. Seria um cenário de caos, certamente!

Seja qual for o seu ramo de atuação, certamente o funcionamento do seu negócio passa por uma rede de comunicação. E, por incrível que pareça, muitas empresas deixam de lado essa estrada sobre a qual trafega seu faturamento.

Hoje vamos mostrar o que sua empresa precisa fazer em cada estágio para garantir que as redes de comunicação darão o suporte necessário ao seu modelo de negócio. Tudo começa antes mesmo da inauguração.

Projeto de cabeamento estruturado

É impossível falar em cabeamento estruturado sem falar em planejamento ou projeto. Afinal, a definição do termo remete à estrutura física de interligação dos dispositivos que compõem a rede de comunicação, seja essa rede de dados, telefonia ou multimídia (áudio e vídeo).

O objetivo do cabeamento estruturado é maximizar a disponibilidade do canal de comunicação, minimizando ao máximo o custo, padronizando a instalação e permitindo sua expansão futura com o mínimo de tempo e dinheiro possível.

Além disso, é importante lembrar que o cabeamento estruturado possui uma das maiores vidas úteis dos ativos de tecnologia da sua empresa (e corresponde a menos de 1/3 do total de investimento de uma rede estruturada!).

Servidores, computadores desktop, notebooks, tablets e até mesmo aparelhos telefônicos muito provavelmente serão substituídos muitos anos antes da troca do cabeamento.

E tem mais: não esqueça que o rápido desenvolvimento da tecnologia e suas aplicações vem aumentando a demanda por links de comunicação de forma exponencial. O seu cabeamento será capaz de absorver essa demanda futura?

Instalação de cabeamento estruturado

Tanto o projeto quanto a instalação necessitam de equipes qualificadas. Um bom projeto reduz custos tanto do hardware em si quanto de instalação, pois aproveita ao máximo os recursos de um mesmo cabo.

Mau contato, baixo desempenho da rede e até congestionamento de tráfego são exemplos de problemas que podem surgir numa instalação mal feita.

Ao contratar uma empresa especializada, é indispensável que ela deixe toda a estrutura documentada, tanto do projeto quanto da instalação real. Não custa lembrar que, algumas vezes, é necessário fazer pequenas alterações no projeto por obstáculos físicos no momento da instalação. Ter um registro do que foi efetivamente instalado, conhecido como documentação as built vai fazer toda diferença nas futuras manutenções.

Manutenção de cabeamento estruturado

Organização é fundamental em tudo, especialmente no seu cabeamento. Padronize as identificações dos pontos, deixe o rack sempre organizado e sem as famosas gambiarras (temos um caso bem característico neste link).

Como vimos, é bem provável que essa rede seja expandida ou no número de conexões ou na demanda por link de comunicação e, sem essa organização, o processo será muito mais trabalhoso, demorado e caro.

Outro ponto importante é a manutenção rotineira, seja ela preventiva ou corretiva. Sem uma estrutura organizada e mantida de forma padronizada, identificar um cabo se torna muito mais difícil, atrapalhando a detecção de todo o problema.

Já imaginou ficar 1 hora sem internet por causa de um cabo mal encaixado no switch? Algo que poderia ser resolvido em poucos minutos gera um prejuízo grande para a empresa, apenas pela falta de padronização.

Está convencido? Apesar do investimento inicial ser um pouco mais alto, o cabeamento estruturado tem uma série de benefícios em relação ao não estruturado. No médio e longo prazo, esse investimento é totalmente justificado e sua empresa terá flexibilidade para expandir os negócios de forma sustentável.

Deixe seu comentário sobre o assunto e continue acompanhando o blog para mais dicas!

Gostou do artigo?
Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora!

(Visited 23 times, 1 visits today)