Broadland-Avaya-mobile-video-conferencing-iphone

Quando se fala em vantagens da videoconferência, a redução de despesas com viagens e deslocamentos da equipe costuma vir no topo da lista, acompanhada de economia de tempo, aumento de produtividade e outras coisas. São benefícios inegáveis, sem dúvida.

No entanto, os empresários costumam apontar vantagens vistas como ‘menos importantes’, mas que podem representar ganhos significativos para a empresa. Vale a pena fazer uma análise mais cuidadosa dessas outras vantagens da videoconferência, que, apesar de nem sempre percebidas, estão longe de ser menos valiosas.

Maior agilidade no fluxo de informações

A concorrência no mundo dos negócios não é diferente de qualquer competição: a vantagem está em chegar primeiro, e não em segundo lugar. Quando se trata de colocar um novo produto ou serviço no mercado, a comunicação por vídeo cria uma vantagem competitiva para seus negócios. Equipes que se comunicam por videoconferência compartilham experiências, informações e conhecimentos com maior rapidez, o que reduz o tempo necessário para o lançamento de um novo produto ou serviço. Você ganha tempo e vantagem sobre a concorrência.

Reforço na comunicação e fortalecimento de relações

Durante uma videoconferência, você pode ver expressões faciais e observar a linguagem corporal dos participantes, que são aspectos não verbais determinantes para a comunicação. Tais aspectos se perdem em comunicações telefônicas ou por e-mail. Além disso, um presidente de empresa que dirige uma reunião em tempo real com matriz e filiais em diferentes lugares do mundo faz com que os colaboradores se sintam mais próximos, o que favorece o engajamento e torna a colaboração mais efetiva.

Mais foco nos assuntos relevantes

Reuniões e encontros de negócios por videoconferência, na verdade, podem ser mais eficientes e produtivos do que conferências presenciais. Normalmente, em uma videoconferência há a definição prévia de horário para início e término, já que os participantes estão em vários lugares e até mesmo em fusos horários diferentes. O tempo de duração pré-determinado ajuda a manter o foco nas discussões relevantes e a evitar conversas sem importância.

Demonstrações e treinamentos mais produtivos

A videoconferência não é vantagem só para reuniões de negócios entre colaboradores, clientes ou fornecedores. É uma ferramenta preciosa também para treinamento de equipes. Imagine ter de deslocar um número grande de empregados para um centro de treinamento ou para uma escola de qualificação profissional?

Com a videoconferência, o empresário pode levar o instrutor até os empregados dentro da própria empresa, economizando em logística e ganhando em praticidade. Pense na comodidade de poder fazer uma demonstração visual de um novo produto para sua equipe de vendas que está espalhada por diferentes filiais da empresa, ou então de mostrar ‘ao vivo’ para o cliente como solucionar um problema e resolver uma reclamação.

Facilidade no uso dos recursos

As modernas soluções de videoconferência oferecem interface amigável e facilidade no uso. Assim, os recursos podem ser facilmente entendidos e usados mesmo pelos participantes que não possuem muito conhecimento de tecnologia. É possível compartilhar ou transferir arquivos ou mesmo gravar os encontros, para serem revistos posteriormente, ou usados como fonte de referência para futuras pesquisas.

É muito bom contar com facilitadores como a videoconferência na condução de seus negócios, não é mesmo? Quer acrescentar mais vantagens? Esteja à vontade, deixe seus comentários!

*Publicado por:
Felipe Rampinelli

banner-horiz-azul

Gostou do artigo?
Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora!

(Visited 418 times, 1 visits today)