As ferramentas de videoconferência ponto a ponto vêm ganhando cada vez importância no mercado corporativo. Segundo uma recente pesquisa da Frost&Sullivan, realizada com empresas de médio porte na América Latina, videoconferência ponto a ponto é uma das mais populares entre as ferramentas de comunicações unificadas.

O que é videoconferência ponto a ponto?

As soluções de videoconferência ponto a ponto possibilitam que diversas pessoas falem por vídeo, voz e chat, simultaneamente, através da tela do desktop ou de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Além disso é possível compartilhar arquivos, trabalhar em grupos, compartilhar as telas de computador, tudo isso garantindo que o máximo de colaboração e produtividade entre os profissionais da empresa.

Cuidados com ferramentas gratuitas no uso corporativo

O mercado apresenta algumas soluções gratuitas como Skype, AnyMeeting, entre outras, porém que se destinam principalmente para o público em geral.

No Brasil, o Skype é altamente utilizado também pelas empresas. Pesquisas indicam que o Brasil é o quinto país que mais usa Skype no mundo.

As deficiências mais graves dessas ferramentas gratuitas quando aplicadas ao mercado corporativo são a qualidade de áudio/vídeo, falhas de comunicação e principalmente a segurança da informação.

Pensando nisso, o mercado já possui aplicativos que funcionam com alta definição de áudio e vídeo e que rodam em cima da rede da empresa, o que garante a confidencialidade dos arquivos compartilhados e também o acesso a informação, uma vez que funcionam através de ‘micro’ VPNs.

Além disso, as reuniões podem ser protegidas por senha aos usuários, e o seu conteúdo criptografado. São ferramentas completas disponíveis para empresas dos mais variados segmentos e tamanhos.

Se a sua empresa ainda não possui uma ferramenta adequada de videoconferência ponto a ponto para ajudar na colaboração dos funcionários, faça um contato com a DDS (contato@dds.com.br). Podemos lhe ajudar a ter a solução que melhor se adequa a necessidade da sua empresa.

Gostou do artigo?
Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora!

(Visited 334 times, 1 visits today)