Blog da DDS

Oferecemos aos CEOs e líderes de atendimento ideias para transformar a experiência do cliente no contact center

Kaizen: equilibrando custos com qualidade

por | jul 18, 2015 | Métricas e Gestão

Kaisen equilibrando custos com qualidade

Atender à demanda de um mercado competitivo, com prazos restritos e clientes cada vez mais exigentes é algo bastante complexo para as empresas, que precisam estar focadas em garantir os melhores resultados. A metodologia kaizen visa contribuir com essas necessidades, inerentes ao processo empresarial de uma forma ampla e em todas funções, desde operários até profissionais com alto nível hierárquico dentro de uma companhia.

O desenvolvimento dessa prática pode trazer muitos benefícios para a empresa em que você atua. Neste sentido, selecionamos alguns tópicos para dar maior ênfase a esse assunto e poder esclarecer suas dúvidas. Confira a seguir:

O surgimento dessa ferramenta e sua aplicação nos dias atuais

O termo kaizen (que significa melhorar bem, ou melhoria), tem origem japonesa e está alicerçado na filosofia e aspectos socioculturais orientais. Essa metodologia obteve uma nova perspectiva a partir do século XX, entre empresas e indústrias, com o objetivo de obter a melhor qualidade no serviço, evitando desperdícios e tendo o desenvolvimento realizado entre todos os funcionários, independentemente da função que exercem, como uma forma de melhoria constante. As empresas japonesas têm utilizado o kaizen como forma de se colocar à frente no mercado.

Nos dias atuais, um dos grandes desafios de muitas empresas ocidentais é conseguir desempenhar seu processo de trabalho e ainda poder reduzir custos. No entanto, muitas organizações estão focadas em resultados rápidos, o que, algumas vezes, acarreta impactos negativos. Por isso, a aplicação dessa técnica é caracterizada por um melhoramento gradual da cultura e da percepção de todos da empresa, a ser desenvolvido de modo constante, sem promover uma ruptura imediata nas ações que ainda estão sendo adotadas.

Uma das premissas dessa técnica é focar no aprimoramento humano, visto que muitas empresas estão amplamente focadas em resolver seus problemas por meio de tecnologia e softwares que não captam a essência dos colaboradores.

Nesse aspecto, a metodologia kaizen não menospreza a necessidade de se investir em programas de computador, pelo contrário, ele reitera a importância de cada componente de trabalho e mostra a ferramenta como mais um auxílio para o desenvolvimento da empresa. Por isso, é preciso haver um compromisso entre todos os funcionários, independentemente da função que exerçam.

Saiba quais são os benefícios dessa metodologia  

Um dos benefícios dessa metodologia está na maximização dos processos, reduzindo custos de produção sem haver a necessidade de investimentos altos, por meio do corte nos desperdícios. Outro benefício gerado pela aplicação do kaizen está no cumprimento dos prazos estipulados. O que gera maior credibilidade e, muitas vezes, até um retorno financeiro, pois os atrasos podem gerar multas para algumas empresas devido ao não cumprimento de contrato.

Tendo em vista que todos os colaboradores precisam se adequar às medidas propostas pelo kaizen, outra vantagem é o aumento do nível de satisfação dos funcionários que, compreendendo a necessidade de colaboração mútua para o bom desenvolvimento do trabalho, sentem-se mais motivados para exercer suas atividades e promover um bom atendimento às necessidades da empresa.

Como o kaizen pode melhorar os resultados da empresa

Alguns dos  pontos de principal foco do kaizen são:

  • Eliminar o desperdício;
  • Implantar melhorias de modo gradual;
  • Envolvimento de todos os níveis da empresa;
  • Estratégia de baixo custo;
  • Foco no desenvolvimento humano;
  • Aprendizado por meio da prática.

O kaizen origina-se de um processo de aprendizado por meio das realizações. Por essa razão, bons exemplos devem ser cultivados e implementados em todos os setores,  assim como a eliminação de desperdício em todos os aspectos. Essa é uma metodologia que pode garantir ótimos resultados para a sua empresa!

Você já conhecia a metodologia Kaizen? O que achou desse conceito? Deixe sua opinião nos comentários!

*Publicado por:
Equipe DDS

Transformando a eficiência do back office

Fique conectado com o Blog da DDS, assine nossa Newsletter!

(Visited 31 times, 1 visits today)