Blog da DDS

Oferecemos aos CEOs e líderes de atendimento ideias para transformar a experiência do cliente no contact center

5 dicas para escolher o fornecedor de tecnologia para sua empresa

por | jun 11, 2014 | Métricas e Gestão

A contratação de um fornecedor de tecnologia é um ponto crítico para a implementação de um projeto para qualquer empresa. A escolha deve ser feita de forma adequada para evitar contratempos e garantir o atingimento dos objetivos de negócio. O preço sempre é um aspecto relevante, especialmente para pequenas e médias empresas, mas falaremos aqui sobre outros itens muito relevantes para a escolha do fornecedor.

Além da qualidade e efetividade da solução contratada, a escolha de um fornecedor é altamente delicada, uma vez que pode refletir na forma como você é reconhecido na empresa. O sucesso em um projeto importante da empresa pode garantir uma visibilidade positiva para você na organização, assim como uma grande falha pode ser bastante prejudicial.

Reunimos abaixo uma lista com 5 dicas para você escolher e contratar um fornecedor de tecnologia para a sua empresa:

1) Entenda as necessidades do seu negócio

Antes de buscar e escolher um fornecedor, tenha claro quais são as necessidades do seu negócios e quais os objetivos com a contratação do fornecedor. O mercado de tecnologia é bastante amplo e uma mesma necessidade pode ser atendida com plataformas diferentes. Com necessidades e objetivos de negócios bem definidos, você mantém o foco e pode direcionar os esforços junto ao fornecedor.

2) procure as empresas que podem atender a sua necessidade

Com isto definido, é preciso buscar as empresas disponíveis no mercado que podem atender a sua necessidade. O Google com certeza é uma ferramenta de busca muito importante hoje. Além dele, busque em fóruns, redes sociais e pergunte a colegas de trabalho. Você pode procurar veículos de comunicação segmentados, como revistas e sites de notícias do setor.

Veja algumas dicas de site de tecnologia neste post.

Eventos e feiras também são uma boa forma de conhecer diversos players e ofertas disponíveis no mercado.

3) Busque referências do fornecedor

Ao buscar um fornecedor, é muito importante que você procure informações de referência dele no mercado.

Quando estiver em contato com um fornecedor, peça mais informações sobre outros projetos realizados pela empresa e seus casos de sucesso. Procure entrar em contato com os gestores da empresa para conhecer o seu perfil e valores. Entre em contato diretamente com outros clientes para saber sobre sua experiência de implantação e de suporte. Estas experiências são bastante valiosas para uma escolha com segurança.

4) Gestão de projetos

Após conhecer melhor o fornecedor, entenda como a empresa trabalha a gestão de projetos. Entenda detalhadamente o planejamento para saber as etapas, os prazos e os principais pontos críticos e riscos da implantação.

É interessante também avaliar quais os reflexos e desdobramentos da implantação para outras áreas de negócio da sua empresa para que haja uma comunicação antecipada, reduzindo atritos e desgastes desnecessários.

5) Entenda como é feito o suporte

Além da gestão de projetos, é fundamental saber como o fornecedor trabalha a parte de suporte. Consulte informações com os fabricantes de tecnologia sobre certificações e experiências da empresa.

Entenda os SLA’s de atendimento, veja como é feito o atendimento fora do horário comercial, saiba quais os canais de comunicação existentes da empresa e para quem você pode escalonar problemas.

Estas foram breves dicas para ajudar você a escolher um fornecedor de tecnologia. Você teria outras sugestões?

*Publicado por:
Felipe Rampinelli

banner-horz-azul

Fique conectado com o Blog da DDS, assine nossa Newsletter!

(Visited 1.364 times, 1 visits today)