six sigmaO forte crescimento da concorrência e a pressão por maior lucratividades das empresas faz com que, cada vez mais, os processos internos sejam analisados e melhorados. Na visão atual de mercado, operações eficientes e desperdícios minimizados são fatores considerados de sobrevivência. É aí que entra a metodologia Six Sigma.

Mas você sabe o que é Six Sigma?

O Six Sigma é um método organizado e sistemático, que tem como objetivo aumentar expressivamente a performance e lucratividade das empresas em curto espaço de tempo, por meio da melhoria da qualidade dos produtos e processos e do aumento da satisfação dos clientes e consumidores.

Essa metodologia foi desenvolvida pela Motorola, no início de 1980 e divulgado por Jack Welch, CEO da GE nos anos 80 e 90, devido aos expressivos resultados financeiros obtidos pela empresa através da implantação da metodologia (ganho de 1,5 bilhão de dólares em 1999).

Originalmente conhecido para o controle de qualidade, o Six Sigma pode ser usado de diferentes formas, como na melhoria da comunicação com os clientes, colaboradores e acionistas, e para melhorar o processo total de interação, comunicação e concepção de produtos. Pode-se dizer, que o principal foco do Six Sigma é a satisfação dos clientes, com a redução dos defeitos nos processos e o ótimo desempenho da empresa.

No Brasil, é possível identificar diversas empresas interessadas na metodologia. A primeira empresa a implantar o Six Sigma foi o Grupo Brasmotor ( Multibrás e Embraco), que, em 1999, teve um retorno superior a 20 milhões de reais, a partir dos primeiros projetos Six Sigma concluídos.

Outras empresas também resolveram implantar a estratégia e, hoje, atingem resultados financeiros superiores ao indicador de “setenta reais de ganho por real investido”.

Como funciona o Six Sigma?

O termo Six Sigma, tem origem do “sigma”, um símbolo que, em qualidade, significa uma medida de variabilidade utilizada para indicar quanto dos dados apresentados se inserem nos requisitos dos clientes. Quanto maior o sigma, melhores serão os produtos ou serviços realizados.

O Six Sigma possui duas metodologias principais, compostas de 5 fases cada uma. Veja abaixo quais são:

DMADV

Utilizada em processos focados em criar novos desenhos de produtos, serviços e processos.

  • Define goals: definir objetivos consistentes com as demandas dos clientes e com a estratégia da empresa.
  • Measure and identify: mensurar e identificar características que são críticas para a qualidade, capacidades de produto, capacidade do processo de produção e riscos.
  • Analyze: analisar para desenvolver e projetar alternativas, criar um desenho de alto nível e avaliar as capacidades para desenvolver o melhor projeto.
  • Design details: desenhar detalhes, otimizar o projeto e planejar a verificação do desenho. Essa fase é a mais longa, devido a necessidade de muitos testes.
  • Verify the design: verificar o projeto, executar pilotos do processo, implementar o processo de produção e entregar ao proprietário do processo.

DMAIC

Utilizada em projetos com foco na melhoria de produtos, serviços e processos de negócios já existentes. Também conhecida como DFSS que significa Design For Six Sigma.

  • Define the problem: definir o problema a partir das opiniões dos consumidores e objetivos do projeto.
  • Measure key aspects: mensurar os principais aspectos do processo atual e coletar dados importantes.
  • Analyse the data: analisar os dados para investigar razões de causa e efeito. Certificar que todos os fatores foram considerados para determinar as relações. Dentro da investigação, procurar a causa principal dos defeitos.
  • Improve the process: melhorar e otimizar o processo com base na análise dos dados, usando técnicas como desenho de experimentos, poka-yoke ou prova de erros, e padronizar o trabalho para criar um novo estado de processo. Executar pilotos do processo para estabelecer capacidades.
  • Control: controlar o futuro estado de processo para garantir que qualquer desvio do objetivo seja corrigido antes de tornar-se um defeito. Implementar sistemas de controle, como, controle estatístico de processo ou quadro de produções e, monitorar processos.

Benefícios do Six Sigma

O Six Sigma apresenta diversos benefícios para as empresas.Veja:

  • Redução de custos organizacionais
  • Aumento significativo de qualidade e produtividade de produtos e serviços
  • Acréscimo e retenção de clientes
  • Eliminação de atividades que não agregam valor
  • Maior envolvimento das equipes de trabalho
  • Mudança cultural benéfica
  • Diminuição da variação dos processos

Porém, esse método só trará benefícios, se a empresa souber exatamente como planejar, implementar e fazer com que os funcionários estejam devidamente preparados para lidar com o Six Sigma.

Essa metodologia é bastante exigida no mercado de call center ainda hoje para as posições de gestão e planejamento das operações, porém poucas acabam conseguindo aplicá-la de forma efetiva, por diversas razões, muitas vezes, estruturais nas empresas. Você já conhecia a metodologia? Caso tenha alguma sugestão ou dúvida, deixe nos comentários. Será um prazer interagir com você!

* Publicado por:
Ana Paula Cestari

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