dicas-reduzir-faltas-absenteismo-call-center

Especialmente no mercado de empresas de serviços, existe um consenso sobre a importância do capital humano para o sucesso e crescimento dos negócios. Portanto, faltas e altos índices de absenteísmo afetam negativamente a produtividade e, muitas vezes, indicam falta de comprometimento e engajamento por parte dos colaboradores. Em linhas gerais, as ausências são motivadas por problemas pessoais, questões médicas e por simples descontentamento.

Neste sentido, é fundamental que a empresa de call center tente identificar quais são os principais fatores causadores do absenteísmo, de modo que possa elaborar um plano diretor, que deve incluir práticas relacionadas à gestão de pessoas com a finalidade de reduzir esses índices e, consequentemente, ganhar em qualidade de atendimento e competitividade. Conheça agora algumas dicas para evitar faltas e absenteísmo no call center:

Ofereça condições de trabalho favoráveis

As condições de trabalho têm sempre grande influência no absenteísmo dos colaboradores, assim sendo, é essencial oferecer ambientes favoráveis, com layouts adequados e ergonomicamente planejados, além de assegurar os recursos necessários a execução das tarefas diárias.

Cuide da saúde e da segurança dos colaboradores

É preciso cuidar da saúde e do bem-estar das equipes e ainda cumprir a legislação e as normas de segurança obrigatórias. Iniciativas que envolvam campanhas educativas sobre diversos temas, como prevenção de doenças, alimentação saudável e prática de atividades físicas, são muito bem-vindas.  A realização de exames básicos, como testes de glicemia e aferição da pressão arterial, são ações simples e de grande impacto entre os colaboradores.

Determine rodízios para feriados e finais de semana

Outra medida importante é a definição de escalas de trabalho, adotando um revezamento dos colaboradores em feriados e finais de semana, de modo que as sobrecargas sejam eliminadas. Desta forma, é possível manter um certo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, o que garante mais satisfação e motivação.

Defina um plano de carreira e políticas de remuneração e benefícios

A existência de um plano de carreira demonstra as possibilidades de crescimento profissional dentro da empresa. As empresas de call center oferecem uma grande chance de crescimento de carreira rápido para os colaboradores e isso precisa ser aproveitado a seu favor.

As políticas de remuneração e benefícios servem para definir quais são os critérios que fundamentam aumentos salarias ou promoções internas, eliminando a subjetividade. Essa prática também incentiva o desenvolvimento e a qualificação das equipes.

É preciso lembrar que a falta de perspectivas é um dos fatores que favorecem a desmotivação e colaboram para o absenteísmo no call center.

Melhore o engajamento dos colaboradores

Nós sabemos que, na maioria das vezes, a atividade dos operadores é extremamente desgastante e que fazer com que o colaborador tenha um bom engajamento com a empresa é difícil e isso é um dos principais fatores que gera o absenteísmo.

Sabendo deste contexto, algumas ferramentas voltadas para o mercado de call center já trazem o conceito de gamification, que permite um maior engajamento das pessoas, ao utilizar a mecânica de jogos aplicada às atividades dos profissionais.

Explicando de forma bem sucinta, este tipo de metodologia faz com que os colaboradores ganhem pontos e tenham pequenos reconhecimentos no próprio sistema (badges) pela realização de algumas atividades (por exemplo, realização de treinamentos, pontualidade, etc) e atingimento de metas, como alcançar o TMA desejado, vendas realizadas, etc) gerando um sentimento de competitividade e engajamento especialmente ao público mais jovem que é bastante familiarizado com os conceitos de jogos (saiba mais sobre gamification neste post).

Use o feedback como ferramenta contra o absenteísmo no call center

Através de conversas abertas e estruturadas, o gestor deve esclarecer a importância de cada colaborador para a empresa e como as faltas são prejudiciais para a carreira e imagem. Neste caso, é preciso que o gestor identifique as causas do absenteísmo e ofereça ajuda, para que as dificuldades sejam superadas e o desempenho normalizado.

Invista em treinamento e desenvolvimento

Treinamento e desenvolvimento devem estar entre as prioridades de qualquer empresa. Um bom planejamento serve para capacitar as equipes e fazê-las atuar em um outro nível de qualidade e excelência, e ainda promove a motivação interna.

Reforce a comunicação interna

A comunicação interna permite a criação de uma relação de confiança entre colaboradores e empresa, por isso, é essencial investir em um sistema de comunicação eficiente, que compartilhe informações importantes e os objetivos a serem atingidos. Para tanto, vale utilizar os canais internos, como newsletters, e-mails, jornais, reuniões gerencias e até mesmo, o tradicional mural de avisos.

Adote a liderança positiva

Uma boa gestão é extremamente importante para reduzir as taxas de absenteísmo no call center e, assim, é preciso contar com líderes que adotem uma atitude positiva e próxima, transmitindo entusiasmo e segurança. Esse comportamento favorece o clima organizacional, reduzindo os conflitos e as tensões do ambiente.

Realize pesquisas de clima organizacional

Esse recurso é importante para avaliar se as práticas adotadas estão sendo efetivas, ou seja, se as equipes estão satisfeitas e comprometidas. Por meio das respostas, é possível avaliar quais são os pontos fortes da gestão e também quais as iniciativas que devem ser melhoradas.

Saiba mais sobre gestão de call center assistindo ao webnar Indicadores de Call Center!

Gostou do artigo?
Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora!

(Visited 13.315 times, 1 visits today)