montar uma equipe de atendimento ao cliente de sucesso

Devido a grande importância do atendimento ao cliente para o negócio, muitas empresas resolvem investir em suas equipes e aprimorar sua abordagem para atender às necessidades dos clientes.

Durante o contato, podem surgir novas oportunidades de negócio, por isso, o time de atendimento deve estar em plena sintonia e atuando com seu melhor desempenho.

Sabemos o quanto é difícil montar uma equipe de atendimento ao cliente de sucesso e, por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar a sua empresa a tornar isso possível. Confira:

  • Crie especialistas

Caso sua central tenha um número significativo de pessoas, divida o grupo de atendimento em categorias como: assistência de vendas, uso do produto ou suporte técnico. Essa divisão torna o atendimento mais eficaz e facilita a resolução de problemas.

  • Identifique as habilidades

Além de criar grupos de atendimento, busque identificar em cada colaborador as suas afinidades e habilidades. Quando você coloca a pessoa para tratar de assuntos que ela tem mais interesse e conhecimento, ela estará mais motivada e vai conseguir entregar um trabalho de boa qualidade em menos tempo.

  • Defina os objetivos e metas

Esclareça para todos da equipe os seus papéis e metas e dê uma recompensa a equipe ao atingir os objetivos estabelecidos, isso servirá como um incentivo adicional para atividades futuras.

  • Treine, treine e treine!

Dê treinamentos aos atendentes e incentive que eles busquem a resolução dos problemas. Muitas vezes eles precisam ir além do que está no “script” para resolver o problema dos clientes e não deixá-los insatisfeitos.

  • Deixe claro quais serão os indicadores

Crie indicadores-chave de desempenho (KPI) para medir o desempenho da sua equipe de atendimento ao cliente. Você terá que fornecer constantemente um feedback relevante sobre o desempenho da equipe, assim sua empresa pode criar estratégias para melhorar os pontos que apresentam alguma falha e otimizar o que está indo bem!Veja aqui nosso webinar com indicadores para operações de call center receptivo. Isso poderá lhe ajudar nesta estapa.

  • Invista em Tecnologia

Invista na infraestrutura do centro de atendimento ao cliente com: sistema de telefonia, computadores, conexão com a internet e manuais de apoio referentes a serviços e produtos oferecidos pela empresa.

  • Muita atenção ao recrutamento

O recrutamento e a seleção dos profissionais é vital. Procure atendentes prestativos, com boa conversação e que estejam dispostos a ir atrás de como resolver o problema dos clientes.

Lembrando que atender o cliente de maneira eficiente e prestativa ajuda a aumentar o número de clientes satisfeitos e contribui com a construção positiva da marca no mercado. Para saber mais, leia nosso ebook com 7 dicas para um atendimento de qualidade em contact center.

Após ler nossas dicas, que tal considerá-las, para conseguir montar uma equipe de atendimento ao cliente de sucesso?

* Publicado por:
Ana Paula Cestari

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