Blog da DDS

Oferecemos aos CEOs e líderes de atendimento ideias para transformar a experiência do cliente no contact center

Tendências de TI para 2015

por | jan 5, 2015 | Mercado e Tendências

Technology in the hands2014 foi um ano inovador, com tecnologias de ponta na área de TI, mas 2015 também promete grandes novidades no setor. Confira uma seleção com as principais tendências esperadas para 2015.

Computação em nuvem

A computação em nuvem, aderida por mais de 56% empresas no primeiro semestre de 2014, será tendência para este ano. O acesso a manipulação de dados, principalmente aqueles essenciais na tomada de decisões, devem ser ampliados e a restrição deve ser mínima. Para o ano que vem, é esperada uma combinação de portabilidade de VMs e de nuvens híbridas.

Outra novidade para 2015 serão os provedores de “nuvem da nuvem” para atender às demandas de mercado por arquiteturas confiáveis de centro de dados na nuvem, assim como o conceito de “nuvem na caixa”  que passará a ser tendência, permitindo que PMEs tenham mais vantagens, com um menor custo.

Os gastos globais com segurança da informação chegou a R$ 71,1 bilhões esse ano, já no próximo ano é esperada uma movimentação em torno de R$ 76,9 bilhões, especialmente em serviços com uso de dispositivos múltiplos canais, seja móvel, cloud ou em mídias sociais.

O uso dos múltiplos canais, principalmente em contact centers, procuram implantar cada vez mais tecnologias para aumentar a produtividade dos agentes, melhorar a satisfação dos clientes e destacar-se diante a competitividade do mercado.

Chats e Mídias Sociais continuarão sendo os queridinhos do momento

Já faz algum tempo que a praticidade e rapidez das mídias sociais e dos chats vem ganhando espaço em todos os setores, inclusive nos contact centers.

Esse meio permite que um número ilimitado de pessoas acompanhe a trajetória da marca e permite um relacionamento ativo com a central.

Internet das coisas

Conhecida por revolucionar o conceito da internet em todo o mundo, a internet das coisas tem a proposta de acrescentar as coisas que usamos no nosso cotidiano com a rede mundial de computadores.

Na empresa automobilística, por exemplo, os veículos que já possuem muita ligação com a internet, os motoristas poderão receber um alerta de troca de óleo ou um aviso para calibrar os pneus em se smartphone ou em seu computador via comando de voz. No ambiente doméstico, por exemplo, a geladeira conectada á internet oferecerá interação com o aplicativo no smartphone, para receber informações dos produtos que estão faltando na hora das compras.

A internet das coisas promete mais eficiência, personalização e serviço. O grande desafio será a mudança da mentalidade e uma forma totalmente nova para gerenciar redes e utilização da TI.

Vista como o próximo desafio que a rede terá que gerenciar, apresentará um acesso muito mais amplo, com maior variedade de dispositivos.

Os provedores de conexão à internet das coisas poderão consolidar redes de coleta de dados de usuários e revender as informações em mercados de identidade e comportamento. Teremos que aprender a gerenciar nossas redes de dentro para fora.

Segurança

2015 promete ser o ano da biometria em larga escala, que ganhará mais força para a segurança e reconhecimento de dados, onde os aplicativos de reconhecimento de voz também estarão em evidência.

Impressora 3D

Apesar do alto custo no mercado, será uma boa aposta para PME, com um preço mais acessível e seu uso estará mais abrangente e popularizado.

Contactless (Cartões inteligentes sem contato)

Essa tecnologia promete compras de produtos e serviços de forma mais ágil, prática e segura. O pagamento é feito de forma simples, basta aproximar o cartão de uma máquina de débito ou crédito, validar com o uso de biometria e pronto, o pagamento está feito.

Big Data

O Big Data é um conjunto de tecnologia para maior velocidade e armazenamento de dados, que permite a análise de qualquer tipo de informação em tempo real ideal para empresas que trabalham com um grande volume de dados não estruturados para tomada de decisões, a expectativa é que um grande número de empresas adote o uso dessa tecnologia para o próximo ano.

Após ler nosso conteúdo com as principais tendências para 2015, que tal ficar atento e implantá-las na sua empresa?

A DDS deseja à todos os leitores um próspero Ano Novo e muito obrigado por interagir conosco!

Continuem acompanhando nosso blog, com as melhores práticas para contact center e novidades do setor. Esperamos vocês aqui!

* Publicado por:
Ana Paula Cestari

Baixar agora: Atendimento 2.0: como responder a clientes insatisfeitos em redes sociais

Fique conectado com o Blog da DDS, assine nossa Newsletter!

(Visited 5 times, 1 visits today)