Computação em nuvem, ou cloud computing, é um dos temas mais comentados e debatidos do mercado de tecnologia e telecomunicações atualmente. Resolvemos escrever um post explicando um pouco melhor o que é a nuvem e como o mercado de telecomunicações vem aplicando esta tecnologia.

Afinal de contas, o que é a computação em nuvem?

Desde 2008, falamos em Cloud Computing e tudo indica que usaremos esse termo por um bom tempo (leia também Vamos para nuvem?) . A computação em nuvem se refere a ideia de utilizarmos as mais diversas aplicações via internet, de qualquer lugar e independente da plataforma tecnológica, com a mesma facilidade de como se estas aplicações estivessem instaladas em nossos computadores.

No ambiente corporativo, temos um cenário um pouco diferente, pois usamos o conceito de servidor em rede, em que acessamos aplicativos instalados nesses servidores, de qualquer terminal autorizado, conectado à rede.

Com o avanço da tecnologia e as telecomunicações, o acesso à Internet está cada vez mais amplo, mais rápido e mais barato, o que cria uma condição perfeita para o uso da Cloud Computing e, com isso, o conceito vem se tornando cada vez mais conhecido.

Hoje, muitas centrais de atendimento ao cliente, os call e contact centers, já utilizam aplicações que rodam na nuvem. Na verdade, é possível que tudo esteja na nuvem, DAC, URA, Gravação, Discador, etc. Claro, isso exige outros investimentos, porém possibilita que sua central entre em operação ou amplie sua capacidade e seu leque de ferramentas muito mais rapidamente, de acordo com a sua necessidade, e sem aquisição de hardwares, diminuindo o TCO de sua empresa.

Uma importante provedora de soluções em nuvem é a Interactive Intelligence, que está chegando ao Brasil, com uma solução inovadora e promete conquistar mercado nos próximos meses.

Com essas qualidades, se já não começou, acho que sua empresa deve começar a olhar para esse tema com mais atenção. É uma importante tendência de mercado.

*Texto enviado por Albino Rampinelli, diretor de tecnologia e fundador da DDS

Gostou do artigo?
Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora!

(Visited 6 times, 1 visits today)