Blog da DDS

Oferecemos aos CEOs e líderes de atendimento ideias para transformar a experiência do cliente no contact center

Mobile Payment: uma forte tendência de mercado

por | nov 29, 2012 | Mercado e Tendências

Seu celular vem ganhando cada vez mais funções no seu dia-a-dia. Acesso à internet, ler e responder emails, pagamento de contas, previsão do tempo, jogos, entre muitas outras. Pois é, e isso não parece estar próximo de terminar. O mobile payment, ou pagamento móvel através do celular é uma forte tendência para o mercado brasileiro já para 2013 e uma realidade em alguns países da Ásia e Europa.

O que é Mobile Payment?

Com o pagamento móvel, você não precisará mais de cartões, de crédito ou débito. Eles poderão ser substituídos pelo seu aparelho de celular. É como se o celular virasse uma carteira eletrônica.

Uma das principais formas de fazer isso é através do sistema NFC (Near Field Communication), que é uma tecnologia madura que permite transações simplificadas, troca de dados e conexões sem fio entre dois dispositivos próximos

Você já deve ido ao cinema e, ao chegar no local, você se depara com uma fila imensa para a compra de ingresso. Pois é, com o pagamento via celular esse tipo de situação poderia ser evitada. Você só precisaria aproximar seu smartphone ou tablet de um cartaz de anúncio do filme com uma tag NFC e alguns instantes receberia a opção de compra no celular e também o seu ingresso.

Para você que pensa que isso é algo distante da realidade, segundo a consultoria Gartner, o volume mundial dessa modalidade de transação deve aumentar de US$ 171,5 bilhões este ano para US$ 617 bilhões em 2016.

Outro benefício do M-Payment é que você não precisaria utilizar mais cédulas para fazer pagamento. Números do banco central apontem que 57% da popular ção de classes A e B ainda pagam suas contas em espécie!

Além de reduzir o risco de perder dinheiro em assaltos ou acidentalmente, esse modelo de pagamento garante agilidade. Você não precisaria mais pegar a fila do metro para comprar seu bilhete. Só é preciso aproximar o celular da catraca e pronto, seu ticket foi cobrado. Rápido e fácil.

Um estudo da Juniper Research aponta que a compra de bens físicos por meio de dispositivos móveis será responsável por 30% do varejo eletrônico nos próximos 5 anos.

Bancos, operadoras de serviços móveis, empresas de cartão de crédito e estabelecimento comerciais já estão se preparando. Bradesco, Claro, Telefônica/Vivo e Mastercard já anunciaram iniciativas para o próximo ano.

Claro, que precisaremos evoluir bastante na parte de infraestrutura e até mexer com um hábito da população, mas essa me parece uma tendência de mercado iminente. Sua empresa precisar estar atenta.

*Texto enviado por:
Felipe Rampinelli

cta-horizontal-azul

Fique conectado com o Blog da DDS, assine nossa Newsletter!

(Visited 4 times, 1 visits today)