presença digital

Ter presença digital, não é somente marcar território nas mídias sociais e nos demais canais online. É muito mais do que isso. É fazer um bom uso desses recursos, de forma que o negócio gere a relevância necessária para se tornar confiável para os seus clientes.

Isso faz parte da construção da marca. Assim, a empresa se aproxima de seus consumidores, conquista essas pessoas e fortalece sua imagem no mercado.

Quer saber mais sobre a presença digital, como ela influencia o desempenho da sua empresa e o relacionamento da sua marca com os consumidores? Então continue lendo este post!

O que é presença digital

A presença digital nada mais é do que a forma como uma empresa se posiciona nos diversos canais online perante o público, ou seja, vai muito além de ter um site no ar e estar presente nas principais redes sociais. Seu foco principal são as pessoas.

Com a consolidação da internet e das informações em geral, o comportamento do cliente mudou drasticamente. Antes de realizar uma compra, o consumidor estuda, faz comparações de produtos, busca conhecer a experiência de outros consumidores em sites de reclamações, enfim, pesquisa tudo que pode até se convencer do que ele deseja comprar e como pretende fazer a compra, onde e com quem.

Ao analisar esse novo perfil, fica evidente a necessidade de incentivar um consumo inteligente, cativante e eficaz. O processo de persuasão deve despertar a curiosidade/interesse em determinada mercadoria ou serviço. Fomentar o desejo, induzir à necessidade e utilizar abordagens em cima de sonhos e dores do público-alvo.

O marketing digital é um importante aliado da presença digital, pois ele estimula a compra de maneira subjetiva, emocional e assertiva, já que a maioria das pessoas buscam provas de convencimento antes de fechar negócio. Aí que os blogs informativos com conteúdo personalizado se fazem extremamente úteis.

Por que investir na presença digital da sua marca

Os motivos para investir na presença digital são diversos, mas existem alguns que merecem ser destacados. Veja quais são a seguir.

Estabelecer autoridade

A presença digital permite que uma empresa demonstre seu conhecimento em determinado tema ou área, assim como a comprovação de tudo que realizou durante sua trajetória.

Partilhar o que sabe na rede evidencia seu domínio sobre o que está discutindo e ainda mostra sua intenção em transmitir conhecimento. Por meio de conteúdo que gera valor, sem que os consumidores percebam, com o tempo sua empresa pode criar o que chamamos de capital social, ou seja, uma relação de credibilidade com cada um deles.

Agora vamos pensar um pouquinho: quem as pessoas procurarão quando necessitarem de algo? Sua marca ou alguma outra que nunca ouviram falar?

Construir relacionamentos duradouros

A internet permite a construção de relacionamentos duradouros com mais facilidade, humanizando marcas e empresas. Ação que há pouco tempo, era vista como impossível de ser colocada em prática.

Mostrar aos clientes que você é real, que por trás da imagem da empresa existem outras pessoas, e sobretudo que possui algo que poderá ajudá-los, é a base de uma relação que se fortalecerá naturalmente. Por meio desse tipo de relacionamento, é possível construir uma experiência de compra/venda difícil de ser copiada ou superada.

Obter reciprocidade

A reciprocidade é certamente um dos fatores que se fazem mais presentes no público. Sabe quando uma pessoa ajuda em algo e a outra se sente na obrigação de agradecer de alguma forma? Esse é o instinto recíproco na prática.

Quando você dissemina o que sabe, dedicando seu tempo oferecendo algo de valor aos clientes, isso fica evidente. Ainda que de maneira inconsciente, você gerará um sentimento mútuo em seu público-alvo que, por sua vez, estará mais disposto a adquirir um produto seu.

Como melhorar a presença digital da sua marca

Para fazer isso, é necessário estar focado no sucesso virtual do empreendimento e colocar a mão na massa. Veja a seguir as principais recomendações para quem está começando nesse ramo.

Crie conteúdos (postagens) próprios e de qualidade

Essa é a prática mais importante na elaboração de conteúdo. Não adianta ter um site atrativo, impecável e dinâmico, se as informações fornecidas são superficiais, vazias e desinteressantes. Uma postagem de qualidade deve ser:

  • relevante: ela precisa chamar a atenção do leitor — as pessoas costumam navegar pelas páginas e ficam poucos segundos nelas, exceto quando algum assunto as cativa, como um material que possa ser útil e atrativo;
  • original: além de ser interessante para o consumidor, uma postagem original é apreciada pelos sites de busca, como o Bing e o Google — eles ranqueiam os melhores materiais originais e penalizam aqueles que fazem cópias;
  • de qualidade: seu conteúdo deve ter boa procedência e ser de qualidade, ou seja, deve garantir dados corretos, ser atrativo, divertido, coerente, conciso, objetivo e bem escrito — um assunto que não afirma nada ou que traz notícias falsas resultará em um péssimo marketing para o seu negócio.

Vá além da curiosidade e criar engajamento

Um bom material aumentará as chances de o público navegar no seu site, fazendo com que ele fique muito mais do que poucos minutos. Se você conseguiu fazer isso, certamente gerou curiosidade e interesse nas pessoas. No entanto, o trabalho só está começando.

Os assuntos abordados não devem estar estritamente destinados à permanência do internauta na página. O objetivo principal do conteúdo deve ser o engajamento, ou seja, a interação do cliente com sua marca em forma de ações, como curtidas, compartilhamentos, comentários, perguntas, sugestões, entre outras.

Quanto mais envolvimento sua postagem tiver, maior as chances de ela ser vista por outros possíveis clientes.

Divulgue seu conteúdo nos melhores canais

Você produziu algo incrível? Então divulgue o quanto antes. A primeira coisa a ser feita é definir os melhores canais (Facebook, Instagram, Twitter, outros blogs).

Para descobrir quais são as opções mais efetivas para o seu ramo de negócio, basta fazer uma pesquisa ou seguir as indicações do planejamento de marketing digital da sua empresa. Nele, estarão documentados quais são as modalidades de contato favoritas do seu nicho de mercado.

Aprenda com as referências do mercado

Se você quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o tema, acesse blogs de empresas especialistas em presença digital, como os nacionais Marketing de Conteúdo (da Rock Content), Resultados Digitais e o internacional Hubspot. Ao acessá-los, você aprenderá muito e encontrará informações incríveis para turbinar suas abordagens perante seu público-alvo.

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