Para atender às novas expectativas de consumo, muitas organizações têm investido pesado em soluções de última geração para alavancar os seus resultados. Quando falamos em Inteligência Artificial com foco em atendimento a clientes, a oportunidade se torna muito atraente.

Especialmente nas operações de alto volume muitas das demandas que chegam para a central de relacionamento são repetitivas e no fim a interação humana pouco agrega valor ao processo.

Pensando nisso, preparamos este artigo exclusivo para mostrar a você como a inteligência artificial e seus demais facilitadores podem revolucionar o atendimento e a experiência do cliente com a sua empresa.

Quer saber como a inteligência artificial pode ajudar o seu negócio a crescer e ter maiores chances de sucesso? Acompanhe este post até o final e confira!

Novos canais e muita disponibilidade

Quer falar por telefone, ligue. Que mandar um e-mail ou conversar por chat, acesse o site. Essas eram as opções até então, e com a restrição do horário de atendimento. Com o desenvolvimento da inteligência artificial, os serviços passam a estar disponíveis 24 horas por dia.

Além disso, se você está no Facebook, Twitter, Slack ou algum sistema de mensagens aberto para empresas, é possível interagir e realizar serviços pelo Messenger. Se está no celular, um aplicativo pode ser um meio para resolução de um problema ou contratação de um serviço.

Tudo isso com possibilidade de fotos e imagens, vídeos, geolocalização entre outros recursos que tornam a comunicação muito mais rica e eficiente.

Atenda com agilidade

Seja por chatbots ou até mesmo pela URA, a IA permite que os seus clientes tenham acesso as informações que precisam ou serviços de forma instantânea, sem precisar aguardar em fila para ser atendido.

Torne a sua base de dados uma aliada estratégica

Disponibilizando uma plataforma de CRM com tecnologia de ponta, é possível captar o histórico de interações, compras e entregas dos consumidores em um único local e assim analisar dados importantes sobre o comportamento de seus principais clientes.

Para muitos, isso pode parecer coisa de outro mundo, mas a análise das informações relevantes do atendimento através de ferramentas de BI traz uma boa vantagem competitiva para criar novos produtos e serviços, feitos sob medida para o consumidor. Lembre-se uma central de relacionamento é uma fonte constante e magnífica de dados e insights!

Crie a melhor experiência para o usuário

Identifique, de forma estruturada, qual canal seu cliente prefere e os dias e horários que ele está disponível e esteja certo de que a sua empresa está realizando uma entrega de alta qualidade.

Por meio de análise de dados, pesquisas de satisfação e o feedback constante dos consumidores, é possível avaliar a opinião do cliente e realizar mudanças que impactem positivamente na elaboração de novos produtos e no próprio atendimento, de acordo com os resultados obtidos.

Contato proativo que faz a diferença

Receber um contato de uma empresa, na grande maioria dos casos, é uma situação inconveniente. Seja pelo motivo do contato, o horário, o canal ou a abordagem utilizada a experiência normalmente é sofrível.

Com o avanço da inteligência artificial, a tendência é estes contatos sejam programados pelos próprios clientes ou que realmente sejam importantes. Lembretes, alertas, notícias entregues no momento certo e pelo canal escolhido pelo receptor.

Reduza os custos na operação

O uso de softwares capazes de aprender e operar sem supervisão humana abre novas possibilidades também em termos de custos, uma vez que os sistemas estão preparados para atendimento de altos volumes, com níveis muito baixos de de falhas.

Com essa medida, o potencial de redução de custos com atividades operacionais é muito grande e torna-se muito atraente para as empresas, especialmente em períodos de baixo crescimento econômico.

Agora que você já sabe como utilizar a inteligência artificial a favor do atendimento ao cliente, mapeie os seus processos e identifique onde a tecnologia pode ser uma aliada estratégica.

Gostou de saber como a inteligência artificial pode revolucionar o atendimento ao cliente? Deixe o seu comentário para que possamos trocar mais ideias sobre como a tecnologia pode oferecer às empresas maiores vantagens e rendimento!

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