Blog da DDS

Oferecemos aos CEOs e líderes de atendimento ideias para transformar a experiência do cliente no contact center

Desafios do gestor: O que fazer para lidar bem com a pressão no trabalho

por | mar 31, 2016 | Métricas e Gestão

o-que-fazer-para-lidar-bem-com-a-pressao-no-trabalho

A pressão no trabalho pode levar a sérios problemas de saúde se nenhuma providência for tomada. No mundo atual, as empresas querem ser competitivas e, por isso, estabelecem metas agressivas que muitas vezes acabam gerando pressão no trabalho. Isso pode ocorrer devido ao excesso de cobrança por parte dos gestores, como também pelo fato de o funcionário se cobrar demais para conseguir atingi-las.

Em alguns casos, essa pressão acaba surgindo por conta dos próprios colegas de trabalho, que querem que a equipe produza mais para atingir uma determinada meta, ou simplesmente para se destacar.

O problema é que, quando a pressão no trabalho começa a ser excessiva, ela pode levar ao surgimento de doenças, como o estresse. Fique atento e veja o que pode ser feito para lidar bem com isso e evitar o problema!

Adquira conhecimento

Um dos grandes problemas é que muitos profissionais acreditam que conhecem muito e não se preocupam em aprender mais. Isso resulta na demora para a realização de tarefas ou para encontrar uma solução para elas, o que gera pressão devido à baixa produtividade.

Por isso, é bom sempre aprender e agregar conhecimento, mesmo que certa informação não pareça tão relevante naquele momento.

Planeje seu tempo

Se você já sabe quais as suas tarefas, planeje bem o seu tempo.

Além disso, suas pausas e tempo de descanso devem ser organizados de forma que te permitam relaxar no momento certo para não atrapalhar a sua linha de raciocínio.

Saiba os seus limites

É preciso se conhecer e saber até que ponto pode ir sem que isso te cause um problema de saúde. Realize suas tarefas com qualidade e, quando novos desafios forem propostos, antes de aceitá-los, pense se dará conta deles. De nada adianta assumir um compromisso se não conseguirá cumpri-lo, pois isso voltará na forma de pressão.

Se as cobranças começarem a ficar muito intensas, converse com a liderança e tente negociar prazos e metas para que possam se adaptar.

Evite conflitos

Os conflitos podem surgir por diversos motivos e, muitas vezes, acabam sendo gerados por causa da competitividade. Eles só te farão perder o foco no trabalho e deixarão o clima desagradável.

Evite se envolver em conflitos e, quando eles surgirem, tente resolver o mais rápido possível para que não se tornem um problema ainda maior e impactem de forma negativa no seu trabalho.

Relaxe para lidar com a pressão no trabalho

É preciso relaxar em alguns momentos para que a pressão não se torne estresse. Nas pausas e intervalos, procure se desligar do trabalho ou fazer alguma atividade que lhe dê prazer, como conversar com os colegas sobre algum filme.

Quando não for possível interromper o que está fazendo, mas se sentir muito pressionado, respire fundo por alguns instantes para que o seu corpo possa relaxar.

Fora do local de trabalho, procure sempre realizar atividades que relaxem e esvaziem a mente, como as atividades físicas. Dessa forma, ficará muito mais fácil lidar com a pressão.

Gostou das dicas para lidar bem com a pressão no trabalho? Então assine nossa newsletter e receba muitas outras que vão te ajudar a trabalhar muito melhor!

*Publicado por:
Equipe DDS

banner-horiz-azul

Fique conectado com o Blog da DDS, assine nossa Newsletter!

(Visited 80 times, 1 visits today)