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Desafios do gestor: Entenda como ser um bom líder e alcançar resultados positivos com sua equipe!

por | mar 22, 2016 | Métricas e Gestão

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Pensando rapidamente, você consegue sugerir qual a diferença entre um chefe e um líder? Os dois conceitos podem soar um pouco confusos e muita gente tende a achar que ambos designam a mesma coisa, mas não é bem por aí.

O chefe e o líder são figuras bem diferentes, especialmente na visão da sua equipe. O chefe ocupa um cargo designado e costuma ser autoritário e não manter um relacionamento próximo com seus colaboradores. Já o líder é o maior incentivador da sua equipe e é com o apoio dele que cada colaborador vai expandir seu potencial e dar o máximo de si pela organização. Ele conhece o seu time e sabe vender suas ideias.

Então, para aprender como ser um bom líder e estimular o seu time, separamos dicas incríveis! Acompanhe-as a seguir!

Um bom líder reconhece suas falhas

Para dar certo nos negócios, o essencial é ter criatividade, força de vontade e, principalmente, não ter medo de arriscar. Por isso mesmo, o líder deve saber que ele também está suscetível aos erros, porque quando encaramos um desafio temos de estar conscientes da possibilidade de falhar.

Em algum (ou alguns) momentos, o líder, por mais que conheça o trabalho e se esforce para atingir a excelência, também irá falhar — e o que irá diferenciar o bom líder de um simples chefe é a capacidade de reconhecer o erro e interpretá-lo como uma oportunidade de mudança.

Um bom líder deve saber motivar

Cada membro da sua equipe passará por fases em que não se sentirá tão motivado. É seu dever conhecê-los e identificar esses períodos, de maneira a estimulá-los novamente, sempre mostrando que uma empresa não existe sem seus funcionários, evidenciando o propósito da empresa e da atividade de cada colaborador. Com isso, você evita faltas e absenteísmos na sua empresa e torna o ambiente de trabalho mais saudável.

O bom líder deve ser apto a superar as expectativas. Portanto, aja diferente de um chefe regular: distribua obrigações adequadas a cada um, conheça profundamente a sua equipe e mostre para cada um o seu potencial dentro da corporação.

Um bom líder tem humildade

Cada funcionário é um alicerce a mais que sustenta a sua empresa e permite que ela cresça dentro do mercado. Sem seus colaboradores, uma empresa não existe. Por esta razão, você deve ser humilde e enxergar a importância de cada um dos membros do time na formação de uma marca sólida e estável.

O chefe é a figura arrogante, e não o líder. O chefe, com atitudes truculentas e arrogância, incute medo, e não respeito, nos seus funcionários. Já o líder é um aliado do time de colaboradores e sabe como cada um deles é essencial para a organização.

Um bom líder treina sucessores

O chefe tem medo de perder o seu cargo — o bom líder, não. Para dirigir adequadamente uma equipe, você não pode ter medo de perder a sua função e precisa treinar adequadamente a sua equipe porque cada um dos membros pode ser o seu sucessor no futuro.

Um líder preza a aprendizagem

O líder está em constante evolução, sempre se metamorfoseando e buscando novos conhecimentos. Se você lidera um grupo e precisa lidar com diferentes pessoas, posicionamentos e ideias, é preciso que você corre sempre atrás de mais conhecimento e que alimente o seu time com novidades.

Estudar e conhecer é inovar — e a inovação é o maior braço direito do empresário que deseja solidificar a sua marca em qualquer mercado.

Um bom líder ensina

Não basta que você adquira conhecimentos e guarde-os para si. Os seus novos aprendizados têm de refletir diretamente na equipe. Para o bom líder, o conhecimento só é válido quando compartilhado, porque assim ele provoca a evolução de todo o time. Caso contrário, se acumula conhecimento apenas para si, o líder se torna um simples chefe com sensação de superioridade, o que não favorece em nada os negócios.

Agora você conhece as nossas dicas e sabe como ser um bom líder, preocupado com sua equipe e com cada membro, individualmente. Pratique essas recomendações e tenha o foco todos em dias em não ser apenas um chefe, mas a figura motivadora da sua organização. Para aprender mais, leia nosso artigo sobre a importância dos líderes nas corporações!

*Publicado por:
Equipe DDS

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