Blog da DDS

Oferecemos aos CEOs e líderes de atendimento ideias para transformar a experiência do cliente no contact center

Vencendo a crise com o apoio do SAC

por | dez 3, 2015 | Mercado e Tendências

Todas as empresas buscam melhorar os seus serviços, especialmente num momento em que o mercado anda extremamente competitivo. O próprio consumidor de hoje exige esse tipo de comportamento e não hesita em fechar negócio com a concorrência, caso não sinta suas demandas plenamente atendidas. Em tempos de crise, essa postura precisa ser ainda mais efetiva e, dentro desse contexto, o SAC pode ser uma ferramenta excelente para auxiliar a empresa a ter melhores resultados.

Um bom atendimento e atenção adequada ao cliente podem ser mais que fundamentais para mantê-lo fiel ao seu negócio, que estará se mostrando pronto para resolver os problemas e ajudar o seu público. Quer descobrir como o SAC pode ajudá-lo a vencer a crise? Confira no artigo a seguir:

A importância do SAC

Se a sua empresa deseja se diferenciar no mercado, ela precisa oferecer a melhor experiência para seu consumidor. Por conta disso, você não pode abrir mão da qualidade no atendimento: ela é uma condição essencial para prestar um serviço eficiente. E é para isso que existe o SAC: é essa equipe que faz a ponte entre o cliente e a empresa, sanando dúvidas, identificando novas oportunidades de vendas e recolhendo feedbacks.

O problema é que muitas empresas não utilizam esse setor da maneira que deveriam e acabam perdendo uma grande oportunidade de se aproximar do seu público e de melhorar seus resultados.

Além da identificação dos perfis adequados a cada atividade, oferecer um aperfeiçoamento constante, como treinamentos, palestras e, principalmente, reuniões frequentes entre os colaboradores e os gestores da equipe pode ajudar bastante para fazer com que o seu Serviço de Atendimento ao Consumidor funcione bem.

O acompanhamento e gestão dos processos internos é outros fator fundamental para a qualidade do atendimento. A dinâmica do mercado exige uma forte atenção às mudanças de comportamento do consumidor, alterações de produto, ações da concorrência, tendências de mercado, entre outros fatores. A habilidade da operação em se adaptar a estas mudanças em seus processos pode ser uma grande vantagem competitiva.

A tecnologia também é sem dúvida um dos fatores de sucesso da sua operação. Ferramentas adequadas para a gestão das demandas, monitoramento da operação e auxílio aos operadores são fundamentais para uma gestão de clientes eficiente.

Lembre-se: mesmo depois que o cliente já fechou negócio, é necessário continuar pensando na venda. O SAC também serve para guardar informações e para manter contato com seus consumidores.

Usando o SAC a seu favor

Com a instabilidade do cenário econômico atual e a retração no consumo, melhorar a sua gestão de clientes no SAC pode ser um tremendo diferencial para seu negócio. Sua equipe deve estar preparada para isso, tendo em mente que o pós-venda pode ser o período mais importante da sua relação com o público.

Faça o mapeamento das principais reclamações dos seus consumidores e os motivos de cancelamento e trace um plano de ação para reverter esta situação, tanto na operação (com treinamentos e processos), mas junto a área de marketing e produtos da sua empresa. Através da tecnologia é possível organizar os feedbacks dos clientes de forma estruturada para melhorar as ofertas da sua empresa!

Valorize o relacionamento e seja proativo. Não mantenha contato com seus clientes somente nos momentos de problema ou insatisfação. Automatize serviços e processos para facilitar a vida deles e diminua a carga de trabalho dos operadores em atividades muito repetitivas e de baixo valor agregado. Aproveite este tempo para o relacionamento. Faça pesquisas de satisfação sobre os seus produtos ou serviços de forma proativa. Utilize canais como SMS, aplicativo mobile e redes sociais para manter um contato mais dinâmico e conveniente com o consumidor, enviando dicas, notícias, promoções e conteúdo revelante relacionado a sua oferta.

Aproveite as interações do seu cliente com o SAC para conhecê-lo melhor e ofereça outros produtos ou serviços agregados. Ao utilizar as ferramentas corretas para monitoria e organização das informações, você ficará impressionado com a quantidade de oportunidades de melhorias e de novos produtos ao acompanhar o relacionamento do consumidor com o SAC.

Gostou do conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre call center e SAC? Faça um comentário aqui no blog e não deixe de conferir o nosso ebook 7 passos para um atendimento de qualidade no seu contact center!

*Publicado por:
Felipe Rampinelli

cta-horizontal-600px

 

Fique conectado com o Blog da DDS, assine nossa Newsletter!

(Visited 15 times, 1 visits today)