O consumidor de seguros não é mais o mesmo. Com a chegada de novas tecnologias e canais de comunicação online, está mais fácil realizar contatos com os corretores e obter cotações de empresas usando os meios de comunicação digital.

Os chatbots para seguradoras se apresentam como uma das novidades tecnológicas que pode trazer resultados positivos no contato com o cliente e que se tornou indispensável para a transformação digital da sua empresa.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o nosso artigo e veja quais os serviços que podem ser oferecidos e quais as vantagens de ter um chatbot integrado aos canais de contato da sua seguradora.

O conceito de transformação digital

transformação digital nada mais é do que a capacidade de as empresas integrarem as novas tecnologias as suas estratégias de mercado e ao seu modelo de negócio. Só que para isso, se torna necessária uma profunda mudança na estrutura do empreendimento como um todo.

Em outras palavras, as corporações que desejam realizar uma transformação digital não só devem estar atentas às novidades do mercado tecnológico como também precisam entender como utilizar essas tecnologias, de modo a melhorar os processos, produtos e a forma como atraem potenciais clientes e se relacionam com os seus consumidores.

Por meio da transformação digital, as seguradoras poderão ter informações preciosas sobre o seu público-alvo e ampliar suas vendas assim como a rentabilidade do seu negócio.

O que são os chatbots

Os chatbots são uma das novidades tecnológicas que ajudarão a sua seguradora a alcançar as metas de vendas e iniciar uma transformação digital com foco nos resultados.

Também conhecidos como assistentes virtuais, os chatbots são softwares que funcionam dentro de aplicativos de mensagens e podem oferecer um atendimento inteligente e integrado aos diversos canais de comunicação e relacionamento de uma empresa, como a página na internet, aplicativo móvel, apps de chat – como o Facebook Messenger, Twitter, Skype, Telegram, entre outros – e com as operações de contact center.

Esses sistemas permitem que haja interação entre organizações e clientes com respostas em tempo real, agilizando as comunicações e facilitando o processo de atendimento e de vendas.

Como funcionam, na prática, os chatbots para seguradoras

Agora que você entendeu o que são os chatbots, está na hora de saber tudo o que eles podem fazer na prática pela seguradora. Por ser uma ferramenta que permite um alto nível de personalização, as possibilidades de uso são as mais variadas possíveis.

A seguir, falaremos quais os serviços que podem ser implantados por meio de bots nos mais diversos setores da jornada de compra do consumidor de seguros, desde a pré-venda como nas vendas e no atendimento ao cliente.

Apresentação de planos e serviços

Que tal um assistente virtual voltado que possa apresentar todos os seus produtos, serviços e os diferenciais da sua marca? Você pode implantar o chatbot de modo a fornecer os detalhes das ofertas e esclarecer as principais dúvidas dos consumidores antes mesmo da contratação, seja seguro residencial, seguro auto ou seguro de saúde ou vida.

Desde perguntas mais básicas como o que é sinistro, apólice, vistoria, franquia etc até dúvidas sobre a cobertura do seguro nos mais diversos casos de acidentes, esclarecimentos sobre o funcionamento processo de indenização, formas de acionamento entre outros. O chatbot tem tudo para ajudar seu potencial cliente! Inclusive utilizando, além do texto, imagens, vídeos, gifs animados e emojis.

Cotação e contratação de seguros

Além destas informações iniciais, um assistente virtual inteligente pode ser capaz de realizar simulações e realizar cotações para as pessoas, tudo isso em uma conversa rápida de chat.

Basta configurá-lo baseado nas regras de negócio, ofertas e valores praticados da sua operadora. Junte-se a isso a identidade da sua marca e a abordagem que você espera ter com o mercado e pronto.

Com isso, o sistema pode realizar cotações online, de modo que o cliente possa fechar o negócio e escolher a opção que mais se adapta as suas necessidades.

Além disso, caso alguns dos consumidores prefiram o atendimento humano para realizar transações, é possível (e muito recomendado) integrar o chatbot com a sua central de relacionamento para que um operador de continuidade no atendimento.

Registro e acompanhamento de sinistros

Outra demanda importante do mercado de seguros é obviamente o registro e acompanhamento de sinistros. Esse é outro serviço que um bot oferecer.

Através da conversa pelo chat, o cliente pode se identificar, fornecer informações e detalhes do incidente, enviar fotos ou vídeos e realizar o registro completo do sinistro. Além disso, o consumidor pode retornar o contato para acompanhar o andamento do seu sinistro, tudo isso de forma automatizada e simples através do chatbot.

Atendimento ao cliente

Sabemos que é importante que a seguradora dê todo o suporte necessário para o relacionamento com o consumidor. Manter uma operação de contact center com esse objetivo gera altos gastos para as empresas e muitas vezes temos rotinas pouco eficientes, como trabalhos repetitivos de pouco valor agregado.

No entanto, esse custo pode ser reduzido com o uso do assistente virtual integrado para atender às principais demandas do segurado, como esclarecimento de dúvidas, envio de segunda via de apólice e geração de boletos.

Cadastro de prestadores de serviço e corretores

Outra demanda comum nas operações hoje é a realização de cadastro de prestadores de serviço e corretores que desejam trabalhar em conjunto com a empresa. Boa parte deste tipo de demanda pode ser automatizado com a ajuda de um bot.

O sistema pode coletar as informações necessárias e lança-las em outros sistemas que sejam necessários, para que o investimento com pessoas seja realizado apenas nas partes do processo que realmente demandam conhecimentos e análises específicas.

Principais vantagens da ferramenta

Além de ser uma ferramenta que pode ser utilizada para auxiliar nos resultados dos mais diversos departamentos de uma seguradora, os chatbots trazem diversas outras vantagens, tanto para os consumidores como para o negócio. Acompanhe!

Atendimento rápido 24 horas

Umas das principais vantagens de utilizar os chatbots é a possibilidade de oferecer um atendimento online 24 horas, em todos os dias da semana (incluindo feriados). Isso quer dizer que a sua seguradora não vai mais perder vendas fora do horário comercial ou em finais de semana.

Como o bot atua de forma praticamente instantânea, esse recurso também traz agilidade nas respostas ao cliente, aumentando a satisfação do consumidor e facilitando o relacionamento dele com a sua empresa. A satisfação do público é um dos fatores que melhora a imagem corporativa da seguradora diante do mercado e gera credibilidade que favorece à aquisição de novos segurados.

Redução de custos

Sabemos que os investimentos para manter a operação de contact center são altos e que eles impactam diretamente nos lucros da seguradora.

Com o uso de um assistente virtual, é possível investir em uma tecnologia que atende uma série de demandas, que muitas vezes é realizada diretamente por operadores, mas com processos repetitivos e de baixo valor agregado para a empresa.

O sistema pode automatizar um grande volume destes processos com qualidade, o que garante uma economia importante para o negócio e torna o investimento mais eficiente.

Facilidades no contato com a empresa

Os chatbots podem ser implantados nas mais diversas redes sociais ou canais de comunicação online, como o Facebook Messenger, Twitter, Skype, Telegram e outros.

Sendo assim, aproveite a oportunidade de fornecer facilidades para o contato com a sua seguradora, disponibilizando as mais diversas opções de canais de comunicação e trazendo comodidade para seus clientes.

Lembre-se de que, cada vez mais, estamos dedicando tempo aos meios de comunicação online, e ter uma presença digital sólida é uma das exigências para que a seguradora se mantenha firme diante à concorrência e para que consiga expandir suas vendas.

Veja abaixo uma pesquisa recente sobre o uso de aplicativos de mensagens vs redes sociais. Isso é uma realidade!

E então, gostou do nosso artigo de hoje sobre chatbots para seguradoras? Que tal implantar uma solução de tecnologia como essa em sua empresa? A DDS pode ajudar na criação de uma experiência inovadora no atendimento ao cliente. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

*Publicado por:
Felipe Rampinelli

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