O ritmo com que vêm evoluindo as necessidades, preferências e requisitos dos consumidores tem obrigado varejistas do mundo todo a desenvolver estratégias de relacionamento efetivas para otimizar a experiência dos clientes. Dentre essas ações, destaca-se uma tendência crescente no mercado: o uso do Assistente Virtual Inteligente (AVI).

O Assistente já deixou de ser experimental, tornando-se uma poderosa ferramenta de relacionamento para organizações que querem estreitar e potencializar constantemente o atendimento aos clientes. Escalabilidade, automatização e agilidade são palavras que ilustram o nível de auxílio que o recurso pode prover.

Aprenda conosco neste artigo como utilizar um Assistente Virtual Inteligente no varejo para automatizar o seu atendimento e agregar precisão, agilidade e escalabilidade neste processo.

Como utilizar o AVI no Varejo

“Vendedor virtual”

Uma das formas mais interessantes da utilização do Assistente Virtual Inteligente no varejo e na figura de um “vendedor virtual”.

Neste caso, a empresa cria uma ou mais personas (como é o caso da Shopfácil que vamos falar em seguida neste artigo) para ‘recepcionar’ seus clientes quando chegam ao seu site, entender o que eles buscam através de perguntas e respostas, apresentar a eles as ofertas que a marca possui para o tipo de necessidade e preferências do consumidor e conduzir o contato com o cliente até efetiva compra compra do produto ou serviço.

Muito semelhante ao papel do vendedor em uma loja física e com um diferencial de ter acesso a bases de dados da empresa durante o atendimento para levantamento de informações e um atendimento, às vezes, até mais personalizado.

Divulgação de Ofertas e Promoções

Outro uso interessante de um AVI é como um canal para divulgação de ofertas e comunicados das marcas com seus clientes. Uma vez que o sistema pode interagir com os usuários tanto de forma receptiva como ativa, é possível traçar uma estratégia para que o Assistente seja um canal ágil e direto com os consumidores para anúncio de ofertas e promoções.

Isso pode ser bem interessante para aumentar o número de conversões para clientes que estão visitando a loja virtual sem buscar um produto específico, mas que podem estar abertos a uma compra caso tenha alguma oportunidade que lhes atraia.

Pós-Venda e Suporte

O assistente virtual também pode ser bem interessante para uma marca no varejo atuando no pós-venda e suporte aos consumidores.

Um caso real em prática é a LG, que já oferece o atendimento por AVI na sua página (veja aqui). O sistema atua com informações sobre assistências técnicas, ajuda e solução de problemas para os clientes e como um canal de entrada para o contato com o SAC da empresa.

Vale ressaltar que estes exemplo mencionados acima também funcionam muito bem para os chatbots, que são sistemas similares ao AVI, mas que funcionam nos aplicativos de mensagens como Facebook Messenger, Telegram, Skype e outros.

Por que o Assistente Virtual Inteligente se tornou indispensável?

Vivemos em uma era regida pelo imediatismo, com rotinas cada vez mais cheias e complexas e disponibilidade de tempo que só faz diminuir. Você provavelmente não dispõe de duas horas para falar com uma empresa por telefone ou mesmo para aguardar em uma fila ou guichê de atendimento.

Uma das principais necessidades impostas pelos consumidores modernos é a agilidade no atendimento, que também deve estar agregada à qualidade e efetividade. Respostas rápidas muitas vezes já não bastam: queremos soluções instantâneas.

Para prover isso ao consumidor de forma automatizada, ágil e efetiva, sem gastar montanhas de dinheiro e ou pôr em risco a experiência dele com sua empresa, investir em um AVI é uma ótima estratégia.

O Assistente é capaz de automatizar diversas tarefas em todo o fluxo de etapas do atendimento ao consumidor, seja na hora de sanar dúvidas simples, oferecer um produto de forma assertiva ou auxiliar com questões relativas a uma compra, como prazo de entrega e formas de pagamento.

De que forma trabalha um AVI?

Você provavelmente deve ter um smartphone, seja com o sistema Android, Windows Phone ou iOS. Se é do tipo que gosta de levar a rotina de forma extremamente prática, já deve ter usado alguns dos comandos do Google Now (Google), Siri (iOS) ou Cortana (Windows Phone).

Os três simpáticos softwares citados acima são Assistentes Virtuais Inteligentes, desenvolvidos para atender a várias necessidades, facilitar a interação do usuário com o aparelho e, por conseguinte, entender o perfil de quem o usa. Esse aprendizado das ferramentas permite que elas sejam incrivelmente efetivas em tornar a interação funcional.

Dentro de uma plataforma de varejo, as coisas funcionam da mesma forma. Um AVI pode ser implementado em diversas esferas do processo de interação com o cliente.

Como vimos acima, ele pode estar presente desde a fase de atendimento inicial antes da compra até as etapas de compra e checkout e pós-venda, ou seja, mapeando o trajeto dentro do site para sugerir produtos, páginas a visitar, anúncios e sanar dúvidas acerca de algum produto ou etapa.

O quão grande é a escalabilidade de um AVI?

Um AVI pode ser altamente escalável. Sua atuação não precisa se dar somente dentro da plataforma de varejo ou de forma incorporada dentro de um sistema operacional (como é o caso dos mobiles).

Como case comprobatório dessa capacidade, podemos citar o chatbot criado pelo marketplace brasileiro ShopFácil (clique aqui e veja como ele funciona em tempo real). Com uma proposta inovadora, o intuito do software é tornar o ciclo de atendimento do consumidor um processo mais natural possível, como uma conversa ou bate-papo. Para alcançar isso, a marca criou diferentes perfis de assistentes, de acordo com o perfil do seu público, para oferecer um atendimento personalizado e com uma abordagem aderente aos clientes. Vale a pena conferir!

Ciente de que o Facebook é uma importante ferramenta de interação entre consumidores e empresas, o ShopFácil desenvolveu o bot para se integrar ao aplicativo Messenger, tornando-o capaz de “conversar” com o consumidor e auxiliar em dúvidas e funções, como sugestões de produtos, informações de prazos de entrega, entre outros recursos.

Como um AVI pode potencializar o relacionamento com meus clientes?

Atendimento instantâneo

Por ser um software pré-programado e com a capacidade de autoaprendizagem e ajustes constantes, o AVI responderá de forma automática e imediata às solicitações dos clientes, diminuindo consideravelmente o tempo de atendimento se comparado aos canais tradicionais.

Disponibilidade

O AVI roda em modo full time, ou seja, é executado em 100% do tempo enquanto a plataforma está no ar. Com isso, os clientes podem sanar dúvidas e realizar solicitações em qualquer horário do dia, seja durante o horário comercial ou no meio da madrugada.

Economia financeira

Embora seja necessário prover um investimento na implementação e operação de um AVI, o ROI se dá de forma rápida. Além disso, provê uma grande economia, pois custa menos mantê-lo no ar do que implementar uma estrutura organizacional, com equipes e recursos, para atender 24h por dia.

Maior possibilidade de fidelização

Um Assistente Virtual Inteligente resolve uma das principais dores dos consumidores modernos: demora no atendimento. Com ele, não há filas ou longas esperas no telefone — o processo é rápido e instantâneo, o que traz resoluções mais rápidas e, consequentemente, aumenta as chances de retorno do cliente.

Por que é interessante conciliar autoatendimento e inteligência artificial?

O poder de um assistente virtual dentro de uma plataforma de varejo já é gigante: automatização, produtividade, economia financeira e de tempo e outros benefícios. Imagine o quão otimizado pode ser o processo se você agregar o fator de assertividade a isso?

A machine learning é uma tendência crescente, pois visa entender as interações e mapear o perfil dos clientes e pode potencializar as vendas em um nível considerável, oferecendo soluções assertivas a cada consumidor e aumentando a possibilidade de que o interesse dele se torne uma conversão.

Por que é crucial definir com precisão o AVI que a sua empresa vai usar?

Um AVI nada mais é do que um representante da sua empresa, pois, assim como um colaborador da equipe de Vendas, Marketing, Negócios ou afins, ele vai ser um canal de relacionamento direto com o seu cliente, representando a sua marca.

Escolher um fornecedor que possua credibilidade e que conte com um produto robusto e de qualidade é essencial para garantir todos os benefícios que a tecnologia é capaz de trazer. Além disso, o suporte profissional e especializado também é muito importante para introduzir o sistema e adaptá-lo à rotina da sua empresa.

Você já utiliza um Assistente Virtual Inteligente na sua cadeia de processos? Têm colhido bons resultados com a sua implementação? Compartilhe sua experiência nos comentários!

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